sábado, fevereiro 17, 2007

Os contornos de Deli...caoticos

Eram 5:30 do dia 17 de Maio quando aterramos em Deli. Estava frio e um nevoeiro imenso. Quando ja circundavamos a cidade rumo a Agra, ao Tag Mahal, o sol despontou, e com os primeiros raios, obviamente o primeiro impacto:
Que cidade caotica e tao magica. E tudo verdade o que se diz da India: milhoes de seres humanos que coabitam num espaco exiguo, centenas e centenas de pobres dormindo nos passeios, criancas a caminho da escola vestidos de uniforme como os ingleses ensinaram, esgotos a ceu aberto, recolha de detritos humanos por outros humanos aglomerados num tractor, nas estradas circulam simultaneamente autocarros, carros, motas com 3 passageiros no minimo, as vacas sagradas, os macacos, caes, pessoas, criancas, tudo isto numa harmonia indu...
E por fim o Tag Mahal...que de tao belo e indizivel...falaremos dele amanha, ha 24 horas que nao dormimos, estamos cansados....
E o teclado na India sem assentos...Amanha daremos mais noticias

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Atenção ao dia 18 - já estamos no ar...


Já estamos a caminho de Deli. Dia 18 começamos a colocar post directamente da India, de Nova Deli. Será a primeira blog - reportagem Europa Viva.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Uma história de vida...

Vou chamar-lhe Francisca...
A Francisca vive só, muito só, mesmo só, completamente só, e deve ter 90 anos. O filho de Francisca vive perto, mesmo muito perto, mas visita-a tão pouco que Francisca não se lembra de o ter visto nos últimos tempos.
Na casa de Francisca as fotografias têm mais de 30 anos. O filho que agora terá 60 anos aparenta nestas fotografias pouco mais de 30. Cremos que foi nesse tempo que o tempo afectivo de Francisca parou.
A Lena Martins, Secretária Geral da Europa Viva, acompanha Francisca semanalmente. Estas mãos que vêm no cartaz são as mãos de Francisca e da Lena Martins. Mãos que se dão uma à outra todas as semanas num afecto que só conhece quem dá ao outro o melhor de si e do seu tempo.
Francisca fala muito conosco e sempre que a conversa conforta o seu coração ela desafaba a sua incomensuravel tristeza de viver só.
Inscreva-se no nosso voluntariado!!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

India - O Gosto do Chá

Estamos a 48 horas da partida. Vamos dia 16 de Fevereiro e regressamos a 2 de Março. Em 15 dias vamos ter temperaturas que variam entre -4 e 30ºC. Em Deli está um tempo de Primavera,16 a 24ºC; em Darjeeling e no Sikkim vai nevar, estão temperaturas negativas, e em Calcutá vamos encontrar temperaturas igual ou superior a 30ºC.

Europa Viva e Europa em Movimento

Conheça melhor o projecto EUROPA VIVA e EUROPA EM MOVIMENTO em www.europaviva.org e www.europaemmovimento.eu

terça-feira, fevereiro 13, 2007

India - O Gosto do Chá


O Gosto do Chá foi uma viagem que levou mais de um ano a ser preparada. Discutimo-la passo a passo. A nossa interrogação fundamental era a seguinte: na India para trabalhar o diálogo intercultural mas a partir de que tema base? E lembro-me de não termos dúvidas na resposta: o CHÁ.

O chá como exemplo de um bem universalmente consumido pela comunidade dos homens, o chá como metáfora de construção de um diálogo entre o Oriente e o Ocidente, e entre nós e o Oriente, o chá como simbolo do encontro, festa da humanidade, ritual...

Tivemos muito medo de não conseguir pôr de pé este projecto. A rota do chá não era de fácil exequibilidade. E a logistica para colocar no terreno esta viagem foi das tarefas mais árduas que nós como grupo associativo alguma vez tivémos.

Estamos a 48 horas de viagem. Claro que muito fatigados mas profundamente orgulhosos da nossa obra.

Soubémos ainda ontem que vamos ter a possibilidade de nos encontrarmos em Kolkata, justamente na Obra de Madre Teresa da Calcutá, com alguém que viveu muito perto com esta mulher que todos os homens de boa vontade muito respeitam.

No Sikkim, como membros da Unesco, vamos partilhar uma experiencia de eco-turismo muito interessante que a Unesco desenvolve neste lugar; e em Darjeeling os Mosteiros budistas e as indizeveis paisagens vão ofuscar-nos a alma.

Em Deli vamos seguramente «rezar» a imensa humanidade do hinduismo e do islão.

Nós conseguimos o que nos propusemos fazer: contribuir com a centelha do nosso trabalho para o diálogo entre os homens das mais variadas religiões, condições e culturas. Tudo isto na India, ou melhor, tudo isto só foi possivel na India.



Reportagem India - reportagem


Diáriamente, a partir de 18 de Fevereiro, encontrarão no nosso blog uma reportagem em directo da viagem O Gosto do Chá. Podem seguir-nos passo a passo.
Ajudem-nos a divulgar o nosso projecto, através do nosso blog, visualizando diáriamente as nossas páginas e recomendando-as aos vossos conhecidos e amigos.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Europa Sénior - um projecto Europa Viva

O que é o Europa Sénior? É um projecto da Europa Viva na área da responsabilidade social;
Em que consiste o Europa Sénior? No acompanhamento de pessoas séniores, geralmente com idades que rondam os oitenta anos, pessoas que vivem sós, apesar dos seus familiares morarem tão perto, pessoas que vivem completamente sós na freguesia da Penha de França;
E o que fazem na prática? Vamos a casa das pessoas uma vez por semana, conversamos com elas, fazemos um pouco de companhia, tratamos dos seus problemas de ordem cívica e exclusivamente estes, marcamos consultas nos hospitais, vamos à farmácia buscar os medicamentos, pagamos as suas contas de água, luz, electricidade, e contactamos o centro de apoio a séniores da Penha de França se acaso precisam de alguma coisa;
Como souberam da existencia destas pessoas? Contactámos o centro de dia da Penha de França e depois da avaliação do nosso projecto a sua Directora encaminhou-nos os casos que mais necessitavam do nosso trabalho nesta freguesia;
voltar ao topo da página