sábado, fevereiro 06, 2010

Índia das Religiões...

Faltam 7 dias para um grupo de 22 pessoas partirem rumo à Índia (das Religiões)
Trata-se de mais um projecto Europa Viva, concebido, organizado e realizado em torno dessa ideia que anima todos os outros programas de turismo cultural temático operacionalizados até então:
- contribuir para um diálogo inter cultural onde a presença do Outro (diferente) contribua de facto para a consciência europeia da Cultura - Mundo.
«...O novo ciclo de modernidade que está a refazer o mundo foi acompanhado pela constituição dum regime inédito de cultura...Os riscos teóricos que o empreendimento comporta não são razão para que permaneçamos à margem, uma vez que a época pós-moderna transformou o relevo, o sentido e a face social e económica da cultura. Esta já não pode ser considerada uma super estrutura de signos, como se não fosse mais do que a fragância e o adorno do mundo real. A cultura transformou-se em mundo, em cultura-mundo, a cultura mundo do tecnocapitalismo planetário, das insdustrias culturais, do consumismo total, dos media, das redes digitais...».
A Índia terá contribuido seguramente para esta nova visão de cultura-mundo enunciada e defendida por Gilles Lipovetsky no seu livro A Cultura- Mundo, Resposta a uma Sociedade Desorientada, editado pelas Edições 70.
As religiões são também o grande tema onde se joga o novo conceito de cultura e ainda o debate por excelência no diálogo intercultural.
Por estas e muitas outras razões, operacionalizámos no terreno uma ideia que corresponde a um projecto de itinerário cultural temático: a Índia das Religiões, uma viagem que nos leva a percorrer as zonas mais abrangentes da Índia - http://www.europaviva.eu/news/200905_India/
O próximo dia 13 de Fevereiro é, assim, um dia muito importante na vida da Europa Viva. Por um lado, conseguimos concretizar o projecto, o que implicou, como podem imaginar, uma extraordinária concentração de energias no sentido de dinamizar a viagem junto do grande público e, por outro lado, é o primeiro projecto do ano 2010.
Vencemos uma vez mais com trabalho, dedicação e concentração os inúmeros obstáculos que pareciam impedir de conseguir atingir os objectivos que nos propusemos.

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Nota da Direcção

Mais de 200 pessoas estão envolvidas em actividades da Europa Viva neste ano em curso o que, obviamente, pode trazer alguns problemas de comunicação entre todos.
Pedimos assim aos nossos associados que confirmem com assiduidade o calendário das actividades no blog Europa Viva onde encontrarão sempre actualizações em tempo real.
Cordialmente
Ana Paula Lemos

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Forte Agra - Índia - Fevereiro 2007

Índia 2007.

Visionamento filme História e Cultura da Índia...

19:00 no Espaço Europa Viva.

terça-feira, fevereiro 02, 2010

1 Ciclo de Cinema Europeu - 47 países

A proposta é simples mas profundamente ousada:
- Lauro António comissaria o primeiro Ciclo de Cinema Europeu (do Atlântico aos Urais, de Portugal à Rússia) organizado e apoiado pela Europa Viva em parceria com a Reitoria da Universidade de Lisboa.
A ideia também é simples, embora fantástica, Lauro António propõe-se em 47 semanas abordar a melhor cinematografia de todos os países que compõem o Espaço Europeu segundo esta metodologia:
- escolhe um realizador de cada país, fala-nos dele e da sua cinematografia, contextualiza o país e finalmente apresenta um filme que, no seu entender, melhor traduz a obra do realizador.
47 países, Ciclo de Cinema Europeu tem inicio dia 22 de Março de 2010, às 18:30, na Reitoria na Sala das Conferências, e acaba entre Maio e Junho de 2011.
Encontrará aqui mais informações sobre o Ciclo durante os próximos dias.

domingo, janeiro 31, 2010

Calendário actividades - semana de 31 Janeiro a 7 Fevereiro

31 de Janeiro - 17:00 - Comunidade Hindu - Visionamento do documentário da BBC sobre História e Cultura da Índia;
3 de Fevereiro - 18:30 - Mesquita de Lisboa - Módulo Islamismo - Curso Europa e Religiões;
4 de Fevereiro - 19:00 - Espaço Europa Viva - Visionamento do documentário da BBC sobre História e Cultura da Índia;
voltar ao topo da página