sábado, abril 11, 2009
quinta-feira, abril 09, 2009
terça-feira, abril 07, 2009
Esferas
Dia 8 de Abril, das 19:00 às 20:00 em Ler, Ver e Ouvir o Mundo - Esferas entrevista Carlos Pereira, o único português admitido ao workshop de fotografia de Santa Fé, , um dos dois grandes workshops de fotografia do mundo.
domingo, abril 05, 2009
Curso de História e Cultura da Ópera - Maio de 2009
Tem inicio do próximo dia 5 de Maio a 2ª edição do Curso História e Cultura da Ópera ministrado por Jorge Rodrigues - barítono do TNSC, encenador, tradutor e autor do programa Esferas.
O Curso é de sete semanas. Todas as quintas feiras das 19:00 às 20:30.
A última quinta feira é uma visita aos bastidores do Teatro Nacional de S.Carlos.
Para mais informações contacte: 91 901 48 72 ou 96 565 38 34.
O Curso é de sete semanas. Todas as quintas feiras das 19:00 às 20:30.
A última quinta feira é uma visita aos bastidores do Teatro Nacional de S.Carlos.
Para mais informações contacte: 91 901 48 72 ou 96 565 38 34.
Programa do Curso História e Cultura da Ópera
AULA I - A RESSURGÊNCIA CLÁSSICA / O "MODELO ITALIANO"
- “Os textos das tragédias gregas são verdadeiros libretos de óperas” – Frederico Lourenço. O Modelo Clássico continuou a perseguir os compositores ao longo dos séculos: Gluck, Wagner, Stravinsky, Henze. - Para Braudel os séculos XVII e XVIII são os séculos da decadência do Modelo Italiano. A ópera escapa a esse vórtice e influência a história.
AULA II - DOIS SÉCULOS AO SERVIÇO DO PODER / O TEATRO COMO PÚLPITO
- Um espectáculo no qual se espelhou o Ancien Régime - Ópera Barroca e Ópera Clássica
AULA III O TEATRO COMO PRAÇA / VARIAÇÕES DE FOCAGEM
- Ópera Romântica e Ópera Contemporânea.-A importância que os intérpretes vocais dos diferentes géneros, maestros, encenadores e compositores têm assumido ao longo dos tempos
AULA IV – A ÓPERA EM PORTUGAL
AULA V - O ESPECTÁCULO MAIS AMADO; O ESPECTÁCULO MAIS ODIADO – O FIM DA ÓPERA?
- De Tolstoi a Pierre Boulez, inúmeras vozes atacaram a ópera, mas muitas outras a defendem. Poderá a ópera assumir de novo um lugar central na cultura contemporânea?
AULA VI - VISITA ao Teatro Nacional de SÃO CARLOS
- “Os textos das tragédias gregas são verdadeiros libretos de óperas” – Frederico Lourenço. O Modelo Clássico continuou a perseguir os compositores ao longo dos séculos: Gluck, Wagner, Stravinsky, Henze. - Para Braudel os séculos XVII e XVIII são os séculos da decadência do Modelo Italiano. A ópera escapa a esse vórtice e influência a história.
AULA II - DOIS SÉCULOS AO SERVIÇO DO PODER / O TEATRO COMO PÚLPITO
- Um espectáculo no qual se espelhou o Ancien Régime - Ópera Barroca e Ópera Clássica
AULA III O TEATRO COMO PRAÇA / VARIAÇÕES DE FOCAGEM
- Ópera Romântica e Ópera Contemporânea.-A importância que os intérpretes vocais dos diferentes géneros, maestros, encenadores e compositores têm assumido ao longo dos tempos
AULA IV – A ÓPERA EM PORTUGAL
AULA V - O ESPECTÁCULO MAIS AMADO; O ESPECTÁCULO MAIS ODIADO – O FIM DA ÓPERA?
- De Tolstoi a Pierre Boulez, inúmeras vozes atacaram a ópera, mas muitas outras a defendem. Poderá a ópera assumir de novo um lugar central na cultura contemporânea?
AULA VI - VISITA ao Teatro Nacional de SÃO CARLOS
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