sexta-feira, maio 18, 2007

Memória das Plantas - 2 de Junho - workshop


Memória das Plantas é um workshop preparado exclusivamente para a Europa Viva por Susana Neves, a partir do tema base (a memória) do projecto A Casa da Memória.
A imprensa nas ultimas duas semanas tem falado de Susana Neves a propósito da sua exposição "VIAGEM AO PÓLEN SUL - fotografia", que se encontra patente na Nouvelle Librairie Française, Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91, Lisboa), das 10h30 às 19h30, até dia 31 de Maio.
Há muitos anos que Susana Neves constroi e persegue um trajecto criativo no âmbito das artes plásticas apesar de ser jornalista e critica literária do jornal Público.

A Europa Viva também nasceu para se constituir uma plataforma de novos talentos e sobretudo uma plataforma de novas abordagens criativas.
Susana Neves é o exemplo de como o criador contemporâneo trabalha simultâneamente várias disciplicas fazendo-as inter agir temáticamente com a agenda da arte contemporânea.
No próximo dia 2 de Junho, às 10:30 no Parque do Monteiro Mor, Susana Neves ajuda-nos a reflectir na memória ecológica, tendo as plantas por tema.

3 Comboio Ana karenina - um sucesso!!!


Chegaram os viajantes de mais um Comboio Ana Karenina.
E assim se concretizou mais um projecto Europa Viva - o 3º Comboio Ana Karenina, um programa feito a pensar nos nossos associados, onde tudo é criteriosamente escolhido e meticulosamente estudado, de modo a concretizar os objectivos que nos propomos atingir com este programa, que tem por objectivo central, estabelecer pontes entre duas unidades geográficas distintas, e sobretudo, reflectir sobre o papel da Europa e da Russia no contexto social, politico e económico contemporâneo.
Ainda não há reportagem fotográfica mas os viajantes, depois de um descanso merecido, preparam-na afincadamente.

quinta-feira, maio 17, 2007

Transmongoliano - Rotas da Memória

Encontrámos este texto que elucida bem a natureza do transmongoliano e das suas vivências. Apesar de ser em françês vale a pena publicá-lo:

Le transsibérien (comme le transmongolien) est une ligne ferroviaire et non un train ou un type de train. Rien à voir donc avec l’Orient Express ! Les trains russes, mongols et chinois ne sont pas des trains pour touristes mais bien pour les autochtones. Les conditions de confort y sont très simples et plutôt sommaires. Les wagons sont équipés de compartiments à 4 places qui se transforment la nuit en couchettes. Les petits cabinets de toilette à chaque extrémité de wagons n’offrent qu’un lavabo et des toilettes. Chaque wagon dépend de deux employés veillant à approvisionner les passagers en couvertures, draps, thé et réglant le chauffage. L’eau chaude est distribuée à partir d’un samovar situé dans chaque wagon. En Chine, l’eau est distribuée par le personnel navigant. Dans chaque train reliant Moscou à Irkoutsk et Oulan-Bator à Pékin, il existe un wagon-restaurant (paniers-repas entre Irkoutsk/Oulan-Bator/Datong et Datong/Pékin).

Europa e Religiões - Curso

Conseguimos algo de extraordinário:que as principais comunidades religiosas de Lisboa (desde a comunidade judaica à comunidade islamica, passado pela budista, cristã, e hinduista)recebessem os nossos associados e amigos e familiares para nos falarem das grandes linhas das suas respectivas espiritualidades, nos seus locais de culto, abrindo assim as portas para que os possamos conhecer melhor.
Chamámos a estes «encontros - workshop», Curso Europa e Religiões, porque apesar de terem uma forte componente prática (visita aos templos, mesquita e sinagoga) têm igualmente uma componente teórica importante, através da qual os lideres das respectivas comunidades nos transmitirão os ensinamentos para melhor inter agirmos com as respectivas familias religiosas.
As inscrições já estão abertas.
Consultem o nosso site
www.europaviva.eu

Onde estão os viajantes do Comboio de Ana Karenina?




Em S.Petersburgo...

quarta-feira, maio 16, 2007

Reportagem - 2 aniversário - Fotos Angelo Silveira





























2 aniversário Europa Viva

O Palácio Nacional de Queluz encheu-se de nós. De nós, amantes da cultura, da musica, da generosidade. De nós, associados da Europa Viva, familiares, amigos. De nós, os que acreditamos que a cultura é o factor por excelencia da coesão social e europeia. De nós, os que estamos empenhados no movimento associativo, de nós os que queremos sinceramente tornar a Europa Viva uma Associação de referência no contexto cultural europeu.
Tudo tem um começo. Nós, começámos como qualquer grande obra começa. Criámos conteúdos e estamos calma e serenamente a implantá-los, criando a logistica administratica e financeira para o tornar credível, eficáz e autónomo.
Nós vamos continuar a trabalhar com a determinada determinação de quem quer vençer.

***
Oliver Poole, um jovem pianista inglês, filho de mãe russa e pai britânico, será seguramente um dos grandes pianistas desta década.
Como sabem Oliver ofereceu à Europa Viva os direitos do Concerto que ontem comemorou o 2 aniversário da nossa instituição. Uma vez mais agradeçemos a Oliver a sua imensa generosidade.


***
Dizem os entendidos de musica que Oliver proporcionou aos convidados da Europa Viva e do Palácio Nacional de Queluz um concerto de altissima qualidade.
E de facto foi uma noite inesquecível.

***

A Europa Viva foi ainda surpreendida com um presente muito especial. Graça Matos de Sousa, artista plástica, e associada da Europa Viva, ofereceu-nos a propósito ainda do nosso 2 aniversário, um magnifico boole de chá feito por si própria.
É uma peça fantástica!!! Graça muito obrigada!!! Quando tivermos a nossa sede encontrará exposta a sua peça...

terça-feira, maio 15, 2007

Concerto 2º Aniversário Europa Viva

Dia 15 - 21:15 - Palácio Nacional de Queluz.
Concerto Europa Viva - Oliver Poole ao piano.


segunda-feira, maio 14, 2007

Onde estão os viajantes do Comboio de Ana Karenina?







Os viajantes do 3 Comboio de Ana Karenina (maio-2007) já chegaram a S.Petersburgo vindos de Moscovo.
Começaram hoje o seu périplo pela cidade. Como imaginam estão ansiosos pelo passeio de barco que esta tarde darão pelos canais da cidade. Amanhã, dia 15, é seguramente um dos momentos mais fortes do programa: visitam os jardins de Pedro e vão ao Palácio de Catarina.
Segundo eles: «a viagem é fantástica....».

Concerto 2º Aniversário Europa Viva

Realiza-se a 15 de Maio, às 21:15, no Palácio Nacional de Queluz, o concerto Europa Viva - 2º aniversário.
A Europa Viva só comemora efectivamente o seu segundo aniversário no próximo dia 15 de Julho, data em que Ana Paula Lemos, Beatriz Gama Lobo, e Marta Menéres assinaram a constituição da Associação Europeia para a Criatividade e Solidariedade Social.
Foi o facto de termos tido esta fantástica oferta de concerto por parte de Oliver Pool que tornou possivel uma comemoração tão especial.
Uma vez mais agradecemos ao Prof Jose Pedro Serra e a Lilia Rakova a oportunidade que nos deram de realizarmos o Concerto Europa Viva - 2 aniversário.
O Concerto de 15 de Maio está aberto a todos os que queiram festejar na nossa companhia o 2º aniversário da Europa Viva.
Basta enviar um mail para europaviva@europaviva.eu

Juntos...50 anos











voltar ao topo da página