sábado, junho 09, 2007

Transmongoliano - Notas - Parte II



Podiamos ter escolhido outras alterantivas de percurso. O itinerário que escolhemos deveu-se a três razões:
1. Querermos usufruir do Baikal, esse lago imenso e muito belo - uma verdadeira reserva ecológica mundial;
2. Dedicarmos o mais tempo possivel da viagem à Mongólia - país que nos suprenderá muitissimo pela suas imensas potencialidades naturais, nomeadamente pelos seus parques (ainda virgens);
3. Aproveitarmos para conhecer Xangai, dedicando-lhe 4 dias.

sexta-feira, junho 08, 2007

Transmongoliano - Notas - Parte I





O transmongoliano é a metáfora da aventura (todos nós, desejariamos fazê-lo um dia...) mas todas as aventuras têm uma narrativa própria. A narrativa do transmongoliano é obviamente paradoxal. Por um lado ambicionamos fazer uma viagem absolutamente diferente, intensa, marcante, excêntrica e exuberante. O transmongoliano é justamente a soma de todos estes adjectivos. Mas, por outro, queremos tudo isto, sem viver as vicissitudes que este rol de mais valias obriga e determina.
A Europa Viva espera sinceramente que os viajantes do transmongoliano tenham absoluta consciencia da viagem que escolheram empreender: não só do ponto de vista cultural como emocional, mental e físico.
No dia 15 de Agosto iniciamos uma caminhada de três semanas que nos levará aos carris da memória da história recente. Vamos atravessar a Rússia, a Mongólia e uma parte da China. Vamos ver o que nunca os nossos olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem os outros sentidos sentiram. Vamos conhecer a Praça Vermelha, esse lugar carregado de «estórias», vamos experimentar a luz da Sibéria, que para tantos foi a «noite escura» da esperança, vamos olhar o Gobi, esse deserto que quase ninguém olhou, vamos experimentar hóteis que o tempo em qualquer pais civilizado fez esqueçer, lembros os hoteis da Mongólia, e vamos olhar pela primeira vez a muralha da China, das janelas do comboio quando o dia estiver quase a despontar.
Tudo isto é verdade. Mas também é verdade que vamos andar de comboio durante 7 dias, dos quais, as primieras 4 noites são ininterruptamente dormidas no trem e é ainda verdade que no comboio não podemos usufruir de um bom duche, e é ainda verdade que nos vamos divertir imenso, mas que durante três semanas, somos obrigados a viver (conviver) uns com os outros na mais estreita harmonia - é pelo menos este o nosso desejo.

quarta-feira, junho 06, 2007

Calendário actividades 2007/2008


Continuamos a preparar a calendarização para o ano lectivo 2007/2008. Do que está confirmado em termos de agenda, aqui vos deixamos noticias:

Projecto CASA DA MEMÓRIA

Curso Europa e Religiões - Setembro de 2007 a Abril de 2008 (duas terças ou quintas feiras por mês) - ainda aceitamos inscrições - europaviva@europaviva.eu/96 565 38 34;

Workshop de Fotografia - Setembro-Dezembro 2007 (condições a anunciar brevemente; inscrições - europaviva@europaviva.eu

Workshop de Video - Fevereiro - Abril de 2008 (condições a anunciar brevemente); inscrições europaviva@europaviva.eu

Projecto EUROPA EM MOVIMENTO

Ciclo de Conferencias viagens na minha Terra - inicio em Novembro de 2007 - Faculdade de Letras de Lisboa - calendário a anunciar brevemente;

Exposição de Fotografia (viagens na minha Terra) - Janeiro/Fevereiro 2008

- Rotas da Memória
Berlim/Varsóvia/Praga - Comboio - Maio 2008

Da Mina ao Mito - Alentejo - Março 2008


-Rota das Matrizes
Secilia «Grande Grécia) - Junho 2008

Rota do Sal - cancelamento

Pedimos desculpas aos associados que já se tinham escrito para a Rota do Sal mas motivos que se prendem com a logistica desta Rota obrigam-nos a projectá-la para outro calendário.
Quando tivermos mais novidades voltaremos a disponibilizá-la no blog.

terça-feira, junho 05, 2007

Transmongoliano - Mongólia - Portfolio Tiago Salazar


Rota da Memória - Transmongoliano

No próximo dia 16 de Junho, pelas 11:00, encontra-se o grupo dos viajantes da Rota da Memória (Transmongoliano) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para conversarmos sobre a logistica da nossa viagem.

segunda-feira, junho 04, 2007

30 de Junho - Rota do Sal


No dia 30 de Junho a Europa Viva encerra as actividades de Verão com a Rota do Sal, uma rota concebida para a nossa Associação pelos associados Helena Botelho e pelo Alexandre Ipolliti.
Trata-se de um projecto novo que obedece aos critérios de todos os nossos projectos:
- tratar os assuntos da cultura europeia de uma maneira criativa mas sistematizada;
- conceber abordagens completamente inovadoras das matrizes culturais;
- acrescentar mais valia cultural a todos os associados;
O que se vai passar então na Rota da Memória?
Pois bem o itinerário é o seguinte:
Lisboa/Azeitão (carro de aluguer),
Azeitão/Arrábida (caminhada)
Arrábida/Troia (barco)
Tróia/Setubal (barco)
Setubal/Lisboa (carro de aluguer)
Vamos conhecer duas das salinas mais importantes do império romano com a ajuda de duas arqueólogas respectivamente Arrábida e Tróia e vamos ter um especialista na gastronomia do sal a explicar-nos a importancia deste «bem» na nossa história de cidadãos europeus.
Vai ser um dia em cheio.

a propósito do workshop «memória das plantas»



Foi uma experiência original ...muito original...sugestiva,
gratificante, rica e, bela.

M.Jesus
voltar ao topo da página