sábado, outubro 04, 2008

«A deriva do mundo»



©Foto Helena Martins

sexta-feira, outubro 03, 2008

Prémio Municipal de Arquitectura Conde Oeiras

Na próxima segunda feira, dia 6 de Outubro pelas 18 horas, terá início a cerimónia de entrega de mais um Prémio Municipal de Arquitectura Conde Oeiras.
Este prémio, foi instituído com o objectivo de promover e incentivar a qualidade das edificações que, pelo seu valor arquitectónico, contribuam significativamente para a qualificação e/ou salvaguarda do património construído do concelho.
Esta iniciativa, que regista este ano a sua quinta edição, procura premiar e divulgar todos aqueles, donos de obra e respectivos autores de projecto, que pela qualidade do seu trabalho se distinguiram na área da arquitectura e construção civil nos últimos três anos.
A cerimónia consiste na entrega dos prémios seguindo-se um pequeno colóquio sobre o tema. Estará ainda patente uma exposição com as candidaturas a concurso.
A cerimónia realizar-se-á no Edifício Atrium, situado na Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, nº 4A em Oeiras, em frente à saída sul (cinemas) do Centro Comercial Oeiras Park.
Estão convidados todos os associados da Europa Viva.
Agradecemos ao Arqº António Abreu, Presidente da Assembleia Geral da Europa Viva, a gentileza do convite.

quinta-feira, outubro 02, 2008

A Casa do Mundo

Este último livro do Tiago Salazar está particularmente ligado à Europa Viva.
Primeiro, pela imagem de capa, um grande plano de Moscovo, nomeadamente da Catedral de S.Salvador. Foi precisamente nesta viagem à Rússia que ambos nos conhecemos e sobre a Rússia fomos falando durante estes anos, sobretudo, desde que lançamos o projecto Europa em Movimento, do qual, existem vários programas em torno da Rússia e particularmente de Moscovo.
Depois, porque este livro fala especialmente da Europa. A Europa Viva é uma Associação Europeia e o Tiago acompanhou o nosso nascimento desde o primeiro minuto, dando-nos o seu trabalho solidário e generoso em dois momentos, ambos muito interessantes: numa conferencia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e outra na apresentação do projecto Europa em Movimento na Assembleia da Republica.
E ainda, porque este titulo, pode muito bem ter sido inspirado em Tagore, esse grande poeta indiano...e se foi, nós Europa Viva, partilhámos com o Tiago belos momentos na casa de Tagore em Calcutá.
Todos nós, associados e viajantes da Europa Viva, a «turma» como ele gosta de nos chamar, desejamos ao Tiago Salazar muitas felecidades.
Dois «rebentos» num ano não é pêra doce. Esperamos pelo terceiro...

quarta-feira, outubro 01, 2008

Eis o senhor Zizek...

Bancarrota moral...


...700 milhões para salvar wall street e...25 milhões para salvar 25
mil crianças de morte certa DIARIAMENTE. Então eu chamo a isto
BANCARROTA MORAL. Disse o Bono. Muito obrigada à Europa Viva por ter escolhido para o seu blog de hoje esta MÁXIMA.
Triste máxima acrescento eu. Raramente com tão pouco se diz tanto.
Obrigada em meu nome pela luta que diariamente trava, hora a hora
alertando consciências,
as nossas consciências tantas vezes adormecidas.

Maria Pires da Rocha

Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm

O meu contributo para as Causas...
«...parece-me que o voluntariado poderia ser uma hipótese. Poderá ser uma causa perdida, especialmente neste mundo de hoje tão individualista... Mas talvez valha a pena tentar, não só a Europa Viva como promotora de algum projecto, mas também como veículo de transmissão/divulgação de projectos nesta área, apadrinhando, quem sabe, alguma iniciativa...»


Cristina Crespo

Sobre a situação financeira americana...

«The party is over» ???

Bancarrota moral

“A bancarrota é um assunto muito sério, principalmente para todos aqueles que perdem os seus empregos. Existem 700 mil milhões de dólares para salvar Wall Street. Mas se não existem 25 mil milhões para salvar 25 mil crianças de morte certa todos os dias, então eu chamo a isso bancarrota moral”.
Bono, líder activista dos U2
Clinton Global Initiative (CGI)

terça-feira, setembro 30, 2008

Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm

O meu contributo para Causas...
Chamei-lhe "Eu sonho... Eu faço..." A ideia é muito simples: partindo sempre de uma situação da actualidade, relacionada com a cultura, com a actividade politica-partidária, com a intervenção/participação social reflectir 2 pontos: o que gostaria que se transformasse/melhorasse em cada caso, e aquilo que posso efectivamente fazer para que tal aconteça... Ou seja, a nossa "causa" seria apelar à responsabilidade e a acção individual, que pode tornar melhor o nosso país/cidade/bairro. Com pequenas dicas, pequenas chamadas de atenção em diversas áreas... No fundo, é o que todos queremos: viver de um jeito mais simples, num Portugal mais limpo, mais justo, mais próximo dos nosso sonhos (...).


Maria Alexandra Campos

Paris, 20 a 23 de Novembro - Ópera na Bastilha

A Ópera é um género musical eminentemente europeu. Aliás, no próximo Verão a Europa Viva vai fazer uma viagem (comissariada pelo Jorge Rodrigues - Ritornello - Antena2 ) pelas cidades, vilas e lugares onde a Ópera nasceu e com os quais ainda hoje se relaciona: Milão, Veneza, Pádua, Bergamo, Vicenza e Mântua.
* * *
Há dois meses um grupo de associados e amigos da Europa Viva desafiou-nos a organizar uma viagem a Paris, para ouvirmos na Bastilha, o Tristão e Isolda de Wagner patrocinado com uma performance de Bill Viola e encenado por Peter Sellers.
* * *
E aí vamos nós...até Paris. Ainda há lugares para duas pessoas. Quem estiver interessado em obter informações, pode fazê-lo pelo telefone:
96 565 38 34

Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm

Pedimos aos nossos leitores, associados e amigos que escolhessem uma causa, no dominio da solidariedade social e cidadania, que servisse de tema para o programa Esferas (CSB - Rádio, 105.4 fm) abraçar, trabalhar e divulgar.
Muito obrigado a todos os que já colaboraram nesta campanha. A Europa Viva continua, no entanto, à espera da participação dos que ainda não «votaram» (enunciando) a sua causa mas que desejam fazê-lo.

Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm

«A importância de projectos sociais e culturais em parceria. É fundamental que o cidadão interiorize que a razão da sobrevivência passa pela existência de grupos mais alargados que cooperam para resistir às diferentes perturbações internas externas. As qualidades máximas das pessoas desenvolvem-se com intervenções pedagógicas, éticas e voluntárias. O cidadão, por outro lado, ao ser estimulado para projectos que socialmente o valorizem tornam-se mais altruísta na sua conduta».
Alexandra Simões

segunda-feira, setembro 29, 2008

Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm


«Vi a proposta da Lurdes Fidalgo para a causa a difundir no programa de radio e acrescentaria, como desenvolvimento da ideia sugerida, o respeito pelas coisas públicas, ou seja as coisas de que nos servimos e que são de todos, meios de transporte (estações e veículos), jardins, passeios, ruas, etc.
Outra causa que me toca de perto é o modo como tratamos os animais. Diz-se que um país pode ser avaliado pela maneira como trata os seus animais e nesse caso Portugal deixa muito a desejar, não só pelo número de abandonos e maus tratos mas também pelas más condições dos canis/gatis. O trabalho humanitário é feito por umas dezenas de associações privadas, ou mesmo particulares mais ou menos organizados em rede, sempre aflitos com falta de verbas e com o dobro ou triplo da lotação prevista».


Ana Cristina Silva

O Mundo

O que é o mundo e o seu brilho afamado?
O que é o mundo e todo o seu esplendor?
Uma aparência vã em espaço limitado,
Um breve raio na noite de céu ameaçador,
Um campo colorido onde verdejam cardos,
Um belo hospital onde a doença é astro,
Uma casa de escravos onde tudo são fardos,
Um túmulo já podre coberto de alabastro.

Nós homens, construímos sobre um terreno assim,
E é a ele que a carne como um ídolo abraça.
Vem, alma, vem e ensina-nos o olhar sem fim
Para além do círculo que este mundo nos traça!
Liberta-te da tua mesquinha ostentação,
Vê como seu prazer te faz pesada a presa:
E sem esforço darás com o cais da salvação
Onde a eternidade se casa com a beleza.

Christian Hofmann Von Hofmannswaldau ( 1617-1679)
Tradução João Barrento

domingo, setembro 28, 2008

No interior do mundo do capital...

"A era dos grandes alívios está acabando. Por um bom tempo se misturou o gás do riso da segurança social à atmosfera da Europa Ocidental. Hoje ainda continuamos a respirar ares de consumismo, sem os quais dificilmente se poderia impulsionar uma conjuntura. Remuneração sem empenho e segurança sem luta foram os ingredientes existenciais da Europa durante meio século. Foi isso que ajudou a determinar o clima. Mas agora as pessoas vão ter que sofrer para aprender que as coisas vão ter que funcionar com mais empenho próprio e menos gás do riso".
Im Weltinnenraum des Kapitals: Für eine philosophische Theorie der Globalisierung (No Interior do Mundo do Capital: Por uma Teoria Filosófica da Globalização), recém-publicado pela editora Suhrkamp,

Peter Sloterdijk

Painel I Curso Europa e Religiões



Vamos começar o II Curso Europa e Religiões no próximo dia 29 de Outubro com a conferencia de abertura do Professor Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona) - O Fenómeno Religioso, Hoje - 19:00








Configurámos os registos possiveis das conferencias relativas a todos os módulos que o ano passado fizeram parte do Curso.





Legenda: Conferência do Professor Carlos João Correia a fechar o curso - A Morte de Deus na Cultura Ocidental, a visita à Sinagoda de Lisboa, a conferencia do Sheik Munir na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, visita à Mesquita, conferencia do Professor José Carlos Calazans sobre Hinduismo, as conferencias dos professores Dimas de Almeida sobre Protestantismo e do Professor Armindo Vaz dedicada ao Cristianismo.


Como é natural e salutar introduzimos neste II Curso Europa e Religiões novos temas, nomeadamente o cinema e religião, a geografia das religiões, a representação do religioso na cultura contemporânea.
Alargámos igualmente o âmbito das visitas complementares ao Curso. Assim, iremos visitar a Comunidade Judaica de Belmonte, uma Comunidade Católica de vida contemplativa e um museu em Mértola.
Outras actividades podem acontecer durante o curso.





Causas... Esferas...CSB - 105.4 fm


A proposta de Lurdes Fidalgo para a causa que a Europa Viva quer difundir e abraçar através do programa de Rádio Esferas.
O respeito pela coisa pública (é preciso alertar para a responsabilização de cada cidadão quando estiver em jogo o dinheiro dos impostos, o dinheiro público. Não podemos assistir ao espectáculo de ver verbas malbaratadas, a dilapidação e rapina que assola todas as instituições públicas, sem que nada aconteça aos cidadãos que as perpetram no dia a dia. É preciso instaurar a cultura do respeito pelo dinheiro público. É preciso tornar tais actos alvo de crítica social, vergonhosos; é preciso combater a perversidade de ver o contrário transformado em esperteza!!!é preciso que cada cidadão faça a sua parte pelo bem comum).

voltar ao topo da página