sábado, novembro 29, 2008

Calendário de actividades da semana - 30 nov a 7 de Dezembro

Dia 30 - 10:00 - Curso Europa e Religiões - Visita à Sinagoga de Lisboa

Dia 4 de Dezembro - 19:00 - U.Lusófona - Auditório Victor de Sá - Curso Europa e Religiões -Módulo Cristianismo - Pastor Dimas

sexta-feira, novembro 28, 2008

Nota da Direcção - Site

Este senhor, de nome José Luis Alves, www.jalves.com, é o grande obreiro do nosso site.
Foi o Zé que concebeu, produziu e realizou o www.europaviva.eu.
É ainda o Zé que torna possivel a sua manutenção.
Ao Zé, associado fundador da Europa Viva, em nome da Direcção e respeitando o sentir de toda a massa associativa, envio um grande abraço de muitos parabens pela sua «obra» e reafirmo a certeza de que este site é e será uma peça de comunicação vital no crescimento da Europa Viva, um projecto que o Zé ajuda a construir há três anos.
O nosso muito OBRIGADO!!!

a propósito da viagem Europa Viva a Paris...

Um olhar vivido de Ana Tereso do Amaral.
Paris, Novembro de 2008

O mês da Fotografia em Paris- Uma reportagem de Ana Tereso Amaral


Novembro é o mês da fotografia em Paris. A 15ª edição do Le Mois de la Photo tem como tema "La photographie européenne, entre tradition et mutation". Os apreciadores podem visitar 97 exposições espalhadas por toda a cidade, em volta dos grandes nomes da fotografia e dos jovens talentos. Até 30 de Novembro... mas algumas exposições prolongam-se por mais tempo.
O evento repete de dois em dois anos. Mais um bom motivo para a Europa Viva voltar a Paris!


©Texto Ana Tereso Amaral

II - O mês da Fotografia em Paris


A Fondation Cartier-Bresson comemora o centenário do nascimento do conhecido fotógrafo com a exposição "Henri Cartier-Bresson/Walker Evans - Photografier l'Amérique, 1929 - 1947". As fotografias expostas são reveladoras do olhar dos dois fotógrafos sobre a América e funcionam como uma crítica social: a frontalidade documental de Evans e o sentido de instantâneo de Cartier-Bresson. Continua até 21 de Dezembro.
Para revisitar um pouco da história da fotografia e dos EUA.


©Texto Ana Tereso Amaral

III - O mês da Fotografia em Paris


Depois da neve e da chuva nas ruas de Paris, nada como o calor da Maison Européenne de la Photographie e das exposições patentes de Sabine Weiss "Un demi siècle de photografies" (fotografias humanistas que incluem fotografias de Portugal de tempos idos), Göksin Sipahioglu "Monsieur Sipa, Photographe" (jornalista e fotógrafo turco, fotoreportagem de acontecimentos marcantes da História revelando os seus protagonistas), McDermott & McGough "An experience of amusing chemistry" (reconstrução de imagens do final do séc. XIX, em que os próprios fotógrafos são os protagonistas) e uma instalação vídeo de jovens artistas "Mutations II/ Moving Stills" (convite a ultrapassar territórios e descobrir as fronteiras que os separam). Até 25 de Janeiro de 2009.
Infelizmente não houve tempo para mais...


©Texto Ana Tereso Amaral




ainda e sempre o nosso site...correio

Está excelente. Mais uma etapa atingida na concretização da missão da Europa Viva. Parabéns!!!
Cristina Crespo

II Curso Europa e Religiões - Módulo Judaismo - correio



Gostaria somente de dizer que adorei a Conferencia, ontem, respectiva ao Módulo do Judaísmo!! Num curso tão vasto e complexo como o nosso é difícil chegar a todas as religiões do ponto de vista mais pragmático, e a conferencia de ontem, deu-me uma perspectiva (obviamente geral) mas única, muito obrigada, pela oportunidade!


Sofia Lopes de Sousa - bolseira do II Curso Europa e Religiões - Universidade Lusófona

quinta-feira, novembro 27, 2008

II Curso Europa e Religiões

Módulo Judaismo

dia 27, 18:00, Auditório Victor de Sá, Universidade Lusófona;

dia 30, 10:00, Sinagoga de Lisboa

Da Índia...ontem e hoje, dias tão trágicos...


Não vejo a India perseguir. Nós estivemos na India, com o programa Rota do Chá e os indianos disseram de si o suficiente para termos a certeza que a India não persegue.

Perseguir é uma palavra que a ontologia da India não incorpora.

Não vejo a India perseguir cidadãos americanos e menos ainda britânicos. Nós percorremos muitos milhares de quilómetros na India: de Deli a Gangtok, do Sikkim a Darjeeling, daqui a Calcutá. A India é um país de inclusão: nós visitámos a maior Mesquita da Ásia em Deli, homenageámos Madre Teresa em Calcutá e percorremos a maior parte dos mosteiros budistas no Sikkim, ali mesmo junto ao Nepal e ao Butão.

A India é justamente a metáfora do outro, do diferente.


Saibam os indianos responder com inteligência e firmeza a este golpe disferido, uma vez mais, pelo fundamentalismo, contra os valores da cultura ocidental, europeia, num território de paz.

Depois desta tragédia, a India sairá mais pobre no contexto da sua afirmação geopolitica.


Um dos itinerários da Europa Viva em Paris...


do site...correio


Parabéns a toda a equipa por mais uma realização – está mais agradável, intuitivo e abre logo no que vai mudando com mais frequência … as Notícias e toda amiríade de iniciativas da Europa Viva. Bem Feito !


Jorge Carrola Rodrigues

quarta-feira, novembro 26, 2008

ainda o nosso site...correio


(...)Temos o nosso site! E assim se prova mais uma vez que o que conseguimos sonhar, podemos tornar realidade!!! Fantásticas perspectivas para o futuro! Parabéns!
Ana Claudia Gonçalves
Que lindo :)Parabéns.
Andrea Guimarães

O nosso cartão de Natal 2008


Sobre o nosso site...

Está lindo!!! Parabens!!!
Alexandra Campos
Parabéns. Muito Bom!
Ângelo Silveira
Este site introduz uma melhoria bastante significativa em relação ao anterior. Quando estiver totalmente operacional, vai ser um óptimo instrumento de divulgação da Europa Viva.
Ana Tereso
Parabens!!!
Tiago Felix da Costa

ver.pt

http://www.ver.pt/conteudos/ver_mais_Actualidade.aspx?docID=687

Global Trends 2005

http://news.bbc.co.uk/2/shared/bsp/hi/pdfs/21_11_08_2025_Global_Trends_Final_Report.pdf

terça-feira, novembro 25, 2008

Apresentação da Europa Viva à Associação Nova Atena

Nova Atena é uma Associação que reune mais de 300 professores do ensino secundário do concelho de Oeiras destinada a proporcionar aos seus associados um conjunto de actividades culturais diversificadas.
A Direcção da Nova Atena chamou a Europa Viva para apresentar os seus projectos de modo a torná-los acessíveis também aos associados da Nova Atena.
Dia 25 às 17:00 no antigo quartel de Linda-A-Velha.

Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa - reflecte as sociedades pós-seculares europeias


segunda-feira, novembro 24, 2008

A Europa Viva em Paris na Bastilha para ouvir Wagner e ver Bill Viola







Hoje a Jesus faz anos...


Paris - Museu Quai Branly - Artes e Civilizações


















Museu Quai Branly é um museu do século XXI. É o Museu das Artes e Civilizações de África, Ásia, Oceânia e América. «Protegido» pela sombra magestática da Torre Eiffel, que ocupa a quase totalidade do céu de Quai Branly, a dois passos do Sena, o Museu das Artes e das Civilizações de Paris é de facto uma obra prima de arquitectura de autor, assinada por Jean Nouvel (Instituto do Mundo Árabe e Fundação Cartier) onde, no exterior do edificio, e na parede continua ao Museu, Patrick Blance, investigador do CNRS, concebeu uma parede vegetal composta por 15 000 plantas.
Cercado ainda, por um jardim com mais de 180 árvores da autoria de Gilles Clement, o Museu Quai Branly é o grande destino actual da geografia museológica das escolas, dos investigadores das ciências humanas e dos estudiosos da arte e da cultura.
Quai Branly tem mais de 3 500 obras expostas, repartidas pelas grandes civilizações continentais, que ocupam uma superficie de 5 000 m2.

Georges Pompidou criou o seu centro de arte moderna. Giscard d'Estaing, o Museu d'Orsay. François Mitterrand ampliou o Louvre. E Jacques Chirac, onze anos após ter assumido a presidência de França e depois de muitas polémicas, atrasos e derrapagens, inaugura terça-feira o "seu" Museu de Quai Branly. Uma nova casa para as Artes e Civilizações da África, Oceânia e Américas. Na margem esquerda do Sena e à sombra da Torre Eiffel.Este é, assumidamente, um projecto político. Embora seja conhecido o seu fascínio pelas artes não-europeias, Chirac vê o museu como um "instrumento de paz", capaz de melhorar a imagem (interna e externa) francesa no cenário ditado pelo 11 de Setembro e agravado pelos motins de 2005 nos subúrbios de Paris .

Diário de Noticias 2006.06.18





















Reportagem - Paris


Chegámos!!!
Mais uma missão cumprida e mais um projecto realizado.
Paris...fazia (muito) frio, nevou, choveu e até fez sol.
Assistimos a um fantástico espectáculo de Ópera: Tristão e Isolda - foi de facto um previlégio ouvi-la na Bastilha com imagens de Bill Viola. Não há duvida que este diálogo entre Ópera e Video vai continuar a estreitar-se. Ajuda a Ópera, num tempo onde a maior parte das casas de Ópera não consegue produzir bom e barato e faz crescer o Video, essa arte que o século XXI saberá seguramente colocar em lugar cimeiro na plataforma das artes performativas.
voltar ao topo da página