quinta-feira, abril 08, 2010

De Munique...

Com um tempo maravilhoso para podermos calcorrear a cidade à procura dos melhores hotéis, restaurantes, lugares, cantos e recantos para construir o itinerário dos Grandes Compositores Europeus. Só, assim, de facto de preparam excelentes programas...
Aqui, KULTUR é uma actividade muito séria. Já por duas vezes não estive à altura do guarda roupa com que os muniquenses se apresentam aos acontecimentos culturais. Ontem na Ópera, as sedas pretas decoravam o ambiente profundamente formal do Teatro. Há uma certa cerimónia na ida à Ópera. Uma cerimónia que o tempo histórico ajudou a construir, sobretudo desde que Wagner obrigou a intelectualidade alemã a deslocar-se aqui a Munique para assistir às estreias das suas Óperas. Vem daí essa atitude que ainda hoje perdura quer na Filarmonia onde hoje estivemos a ouvir uma excelente interpretação de compositores franceses muito apreciados, aqui em Munique, quer obviamemente na Ópera.
O itinerário está pois a fazer-se. Descobri um hotel fantástico mesmo junto à Ópera e restaurantes óptimos.

Literatura - Seminário Saber Europa - Conferencista Helena vasconcelos

8 de Abril - Ian McEwan – O romance urbano do novo milénio
Espaço Europa Viva às 19:00

terça-feira, abril 06, 2010

Seminário Permanente Saber Europa - Curso Europa e Religiões

Módulo: As Influências do Judaísmo na Cultura Europeia
Calendário
22 e 29 de Abril,
5 e 13 de Maio
19:00 - Espaço Europa Viva – Edifício C 7 – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Cidade Universitária

Munique, Bayreuth e Salzburgo

De 7 a 14 de Abril estaremos entre a Alemanha e a Austria. Três objectivos levam-nos a esta geografia:
1. Tentar que os herdeiros do senhor Wagner introduzam a Europa Viva na base de dados do Festival anual de Bayreuth, de modo a que os nossos associados, familiares e amigos possam também frequentar a sala do Teatro que Wagner edificou como a «obra perfeita»;
2. Introduzir a Europa Viva como membro permanente do Festival de Musica de Salzburgo, de maneira a desenvolvermos programas sob a égide de Os Grandes Compositores Europeus;
3. Construir cinco programas da Rota Os Grandes Compositores Europeus: Mozart, Wagner, Mahler, Beethoven, Strauss.
Daremos noticias de Lá.

Rússia - Moscovo e S.Peterburgo

Há viagens, isto é percursos, itinerários, e há programas culturais de viagens. A diferença é conhecida no interior da Europa Viva por alguns dos seus associados.
Mas mesmo no grupo de programas culturais de viagens há temas, circunstâncias, acontecimentos que pela sua raridade tornam os programas literalmente únicos, singulares, irrepetíveis. Este da Rússia é, de facto, um programa irrepetível.
Mas é irrepetível não só porque temos o previlégio de levar o Gonçalo M. Tavares connosco. É irrepetível porque a circunstância única de levar este grande escritor português integrado na viagem «obriga-nos» a um programa cultural especifico, só possível porque o escritor também se disponibiliza a construir a primeira comunidade de leitores de português no mundo, projecto que a Europa Viva vai edificar no terreno, anualmente, convidando vários escritores de língua portuguesa a deslocarem-se a cidades onde existam comunidades de leitores do português.
Começamos na Rússia, como todos os nossos grandes projectos, não apenas porque a Rússia é uma peça chave na construção da Europa do século XXI mas também porque a ideia de Europa partilhada na nossa missão vai do Atlântico aos Urais e não se confina ao espaço geográfico da União.
Estamos quase de partida. A pouco mais de um mês...

segunda-feira, abril 05, 2010

Fundação Gulbenkian - A Natureza-Morta na Europa - XVII - XVIII

Josefa de Ayala ( 1630-1684)

Seminário Permanente Saber Europa 2009 - 2010 - Módulo Literatura


15 de Janeiro Jane Austen - O romance tornado burguês
11 de Fevereiro - James Joyce – O romance como música das palavras
11 de Março - Virginia Woolf – O romance como corrente da consciência


8 de Abril - Ian McEwan – O romance urbano do novo milénio


Espaço Europa Viva, às 19:00
voltar ao topo da página