sábado, maio 12, 2007

Onde estão os nossos viajantes?







Aqui...em Sergey Passat (o antigo centro da Ortodoxia Russa), lugar onde ainda hoje funciona a Academia Teologica de Moscovo

Pela China Dentro...António Caeiro - Conferencia

Foi uma conversa bem interessante aquela que o António Caeiro, jornalista da Lusa, e especialista na China, autor do livro Pela China Dentro, proporcionou aos sócios e viajantes da Europa Viva sobre esse país imenso do Império do Meio.
Obrigada ao António pela sua generosidade e amizade.

sexta-feira, maio 11, 2007

quinta-feira, maio 10, 2007

Conferencias - viagens na minha Terra - China

«Pela China Dentro...» conferencia de António Caeiro, integrada no ciclo de conferencias Europa Viva, viagens na minha Terra, 18:30, Anfiteatro IV, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Conferencia Europa Viva

Dia 10 de Maio, 18:00, Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, conferencia integrada no Ciclo de Conferencias e Debates 20 anos de Integração Europeia, uma iniciativa do Centro de Documentação da Comissão Europeia e a Licenciatura de Estudos Europeus:

Europa Viva, um projecto cultural e de cidadania (Ana Paula Lemos)

3 Comboio Ana karenina - Russia

Embarcaram os viajantes do 3 Comboio Ana Karenina. Iam bem dispostos, e obviamente, cheios de expectactivas. Espero que a Europa Viva não os frustre. Da nossa parte fizemos o melhor que nos foi possivel. Aliás, a viagem O Comboio de Ana Karenina, vai-se aperfeiçoando no terreno, vai encontrando novas metodologias de trabalho, e sobretudo vai criando dinâmicas culturais cada vez mais conformes aos objectivos do projecto Europa em Movimento, que consiste fundamentalmente, em encontrarmos plataformas de diálogo cultural com o resto do mundo, plataformas culturais que envolvam a comunidade cultural e criativa dos paises que visitamos e os nossos associados ou familiares e amigos.

quarta-feira, maio 09, 2007

9 de Maio - Europa - Sempre - Juntos

A nós, sociedade civil, compete-nos guardar a memória da nossa herança cultural e civilizacional, dos nossos valores mais profundos, da nossa literatura, da nossa musica, da nossa estética, numa morada acessivel a todos, e sobretudo, num lugar de fácil acesso.
A Europa Viva nasceu justamente como contributo para a construção da Casa da Memória...

Juntos - 50 anos - 9 de Maio











terça-feira, maio 08, 2007

Transmongoliano - Rotas da Memória

Há várias perguntas que insistentemente nos chegam sobre o transmongoliano: uma das que mais preocupa os viajantes é a de saber se o comboio não pára durante o dia...?
Ora, como calculam nós vamos apanhar o comboio com mais apeadeiros do mundo. O comboio durante o dia pára várias vezes, de cada vez, chega a estar parado durante mais de 20 minutos.


É justamente nestas paragens que inter agimos com as populações que aguardam ansiosamente a nossa chegada para vender os seus produtos alimentares, geralmente muito frescos e sempre apeteciveis, já que na maioria parte das vezes são confeccionados em casa.





Conferencia Europa Viva

Dia 10, 18:30, anfiteatro III, a Presidente da Europa Viva fará uma conferencia intitulada
Europa Viva, um projecto cultural e cidadania europeia, onde apresentará as grandes linhas que tiveram na base da criação da Europa Viva e quais os seus projectos actuais.

segunda-feira, maio 07, 2007

China - Pela China Dentro...

Caros associados e amigos da Europa Viva:
Antonio Caeiro, jornalista da Lusa e conhecedor profundo da realidade chinesa, aceitou fazer uma conferencia sobre a China para os viajantes da Europa Viva, para os associados e amigos da nossa Associação, e ainda para os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialmente para a Licenciatura de Estudos Europeus.
Não faltem a esta conferencia. Haverá pouca gente em Portugal que vos fale da China com tanto e profundo conhecimento como este jornalista.
Dia 11 de Maio, 18:30, anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
voltar ao topo da página