sábado, agosto 18, 2007

Comboio...

Já fizemos 4 paragens. Há dez minutos saimos pela primeira vez do comboio. Antes assisitimos ao nascer do Sol...das cabines, sobre cidades ainda estalinistas, ainda imbuidas de espirito soviético mas a quererem futuro.
Verde muito verde, dachas, carros dos anos 30, mulheres envoltas em lenços brancos, mais gordas, claro que em Moscovo, aqui, neste local, algures já a 3000 mil quilómetros de Moscovo com a Sibéria ao fundo, já tão perto, mais ainda faltam 3 noites para lá cehegarmos mas já estamos absolutamente adapatos à realidade ferróviária, coabitando com as populações do maior pais do mundo...
Quero que saibam que estamos ótpimos e muito felizes, empreendemos um projecto fantástico, ninguém chegará igual...
Se poder, amanhã, voltarei!!! Senão, saibam que o comboio caminha lentamente, ao som dlo carril que nos acorda vezees sem conta, e leva-nos ao centro da Russia profunda.

Ja estamos no comboio...

Viajamos à 13 horas. De Moscovo nada vos pude dizer porque a Russia precisa urgentemente de um choque tecnológico...
Em Moscovo estava um calor infernal. Nunca imaginei ver os moscovitas na rua sem camisa, de calções em plena Praça Vermelha e nos jardins que a circundam, bebiam cerveja, muita cerveja. Nós tinhamos calor mas estavámos tão contentes por nunca ter chovido...em Moscovo é um milagre não chover em Agosto.
Por isso, queremos dizer-vos que tudo corre muito bem. Que grande grupo este. 27 pessoas fantásticas, grande maturidade nas relações, muita educação, cultura quanto baste: os ingredientes necessários para suportar as vicissitudes de um transmongoliano que já começou ontem às 23h30. Claro que não é fácil estar neste comboio onde o espaço é de contenção: dos afectos, de espaço físico, de higiéne, mas atenção metade de grupo já tomou hoje o seu duche de água fria. Foi bom...refrescámos, somos os únicos com ar limpo, a nossa carruagem cheira bem, e estamos todos muito compostos, com roupas apropriadas e mais do que adapatados a esta conjuntura existencial.
Moscovo virou uma cidade cosmopolita e sofisticada: cafés de arquitectura minimalista, as russas estão infinitamente mais sofisticadas: de cintura delgada, com roupas vogue, maquilhagem muito bem aplicada.Os homens seguem o ídolo Putin: fatos escuros, sapatos de biqueira estreira, virados na ponta, cabelo rapado, enfim...quase imperiais, falta-lhe atitude, mas isso, cremos, aprende-se...
Em Agosto a vida cultural e criativa da cidade está nas capitais europeias a mostrar a raça imperial do bailado e do teatro. Aqui, em Agosto, de cultural nada aconteçe. Apatia só ultrapassada pela museologia mais actualizada.Fomos ver as Tretiakov do século XX´- excepcionais!!!

terça-feira, agosto 14, 2007

Até dia 16 em Moscovo - se a tecnologia permitir...




Já estamos a caminho...

Transmongoliano - Nota da Direcção

Caros associados da Europa Viva:

Estamos de partida... Conosco, somos 27 pessoas (2 membros da Direcção da Europa Viva e um membro fundador da Associação) parte a missão estatutária da Europa Viva: promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade.
Pensar a Europa é antes de mais enquadrá-la no seu contexto histórico e geopolitico. Quando pensei e projectei esta rota, o transmongoliano, e chamei à nossa opção cultural, a Rota da Memória, e escolhi os totalitarismos do século XX, como objecto central do nosso estudo, foi afinal a resposta ao desafio que o Instituto dos Itinerários Europeus, através do Conselho da Europa, pediu a todas as organizações culturais europeias: que promovessemos projectos que (re)actualizassem a memória dos totalitarismos.
A resposta da Europa Viva enquanto organização cultural foi a construção da Rota da Memória e com ela o contributo possivel para a reflexão deste tema entre nós membros fundadores e associados da Europa Viva e amigos que conosco partilham esta missão de fazer da cultura um meio que nos tornará senão pessoas melhores pelo menos pessoas mais felizes.

Correio...



-«...estou certo que será uma viagem inesquecível para os que foram e os que ficam; um campo de descobertas pessoais à luz do que contemplarem, seja terra mas sobretudo gente, segredos ou ecos, infinito ou pormenor...»
Angelo Silveira

- «ÓPTIMA VIAGEM.
Cá fico aguardando noticias e leituras diárias de escritas profundas...»

Maria de Jesus Pires da Rocha

-«Desejo-vos uma óptima viagem e umas óptimas Memórias
Um abraço»
Suzana Ferreira

- «...só duas palavras para vos desejar uma "travessia" com todo o interesse que o percurso suscita, que tudo corra bem, conforme o planeado e que mais um exito se venha a juntar aos anteriores. Já que não podemos fazer parte do grupo, iremos seguindo a par e passo as notícias que forem saindo no blog. Um abraço»
Graça e João Matos Sousa

Transmongoliano - Reportagem

Vamos ter «directos» de todos os pontos do itinerário, desde que a tecnologia nos permita.
Se quiser viajar conosco visite-nos com frequencia. Não prometemos entradas diárias, haverá seguramente dias e locais que podem não nos proporcionar contactos diários, mas acreditem que vamos tentar manter a nossa presença na blogosfera o mais actualizada possivel.
Contamos convosco nesta ROTA DA MEMÓRIA.

segunda-feira, agosto 13, 2007

Curso de Video - Europa Viva

Carlos Vieira é reporter de imagem da ONU e um dos grandes jornalistas africanos. Conheceu os grandes palcos de guerra, e difundiu as suas imagens pelo mundo inteiro. O I curso de Video Europa Viva vai ser ministrado por este repórter de imagem com o seguinte programa:

CURSO (BÁSICO) DE CÂMARA VÍDEO

OBJECTIVOS:Dotar os participantes de conhecimentos sobre a câmara de vídeo, os conceitos estéticos e técnicos da imagem, do som e da iluminação.

A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO:
Este programa está desenhado tanto para principiantes como para elementos que já possuam uma ideia muito básica acerca da operação de câmara de vídeo.

O PROGRAMA

A CÂMARA FILMAGEM:

- Breve introdução ao sinal de vídeo;
- As diferentes partes que compõem a câmara;
- Os comandos da câmara: zoom, shutter, foco, balanço do negro e dos brancos, o time code em FREE RUN e REC RUN, U-Bit, os filtros de correcção das cores incorporados na câmara, o microfone, os vuímetros e a auscultação do sinal de áudio;
- O uso correcto do tripé;
- A exposição;
- Composição e técnicas de imagem: tipos de enquadramento, os movimentos de câmara, os movimentos com a lente (através do zoom e do foco), os pontos de força, as linhas de força, o eixo, o equilíbrio e a simetria a velocidade (shutter speed) e a continuidade;
- Tipos de iluminação – introdução básica pois teremos um capítulo para a luz;
- Os filtros e a temperatura de cor;
- As objectivas: constituição básica, os diferentes tipos de lentes, o campo da lente, a íris, a profundidade de campo;
- Abordagem à filmagem com múltiplas câmaras.

OS ELEMENTOS PARA A CAPTAÇÃO DO AUDIO:
- Tipos de microfones;
- Características dos diferentes microfones;
- Os acessórios básicos;
- Planos de som.


ELEMENTOS PARA A ILUMINAÇÃO:- Kelvin – a medição da temperatura de cor;
- Tipos de projectores;
- Características da luz dos projectores;
- A iluminação básica (key, ;
- A iluminação na criação de moods diferentes na cena;
- Os filtros de correcção de cor.

ELEMENTOS PARA A EDIÇÃO (TEORIA):
- Visionamento e selecção do material adequado aos objectivos do guião do produto;
- Técnicas para a importação do material para o computador;
- A pré-montagem;
- O edit list;
- A pós-produção

A PRÉ-PRODUÇÃO - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DOS PARTICIPANTES:
- A História/Ideia para constituir a estrutura narrativa/expressiva que manifeste a pertinência do produto – guião literário;
- A “decopage” com a elaboração das tomadas e planos, definindo ainda os movimentos de câmara e cuidando da continuidade – guião técnico;
- Os meios técnicos e recursos humanos necessários à concretização da produção;
- A complementaridade da banda sonora;
- A iluminação com toda a influência plástica que pretende-se tirar da mesma;
- O orçamento;

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO:
Os participantes deverão trazer as suas câmaras pessoais. O tripé, o microfone e o computador para a edição são opcionais.

Quem estiver interessado em obter informações sobre este curso, por favor, envie um mail para
europaviva@europaviva.eu
voltar ao topo da página