Já fizemos 4 paragens. Há dez minutos saimos pela primeira vez do comboio. Antes assisitimos ao nascer do Sol...das cabines, sobre cidades ainda estalinistas, ainda imbuidas de espirito soviético mas a quererem futuro.
Verde muito verde, dachas, carros dos anos 30, mulheres envoltas em lenços brancos, mais gordas, claro que em Moscovo, aqui, neste local, algures já a 3000 mil quilómetros de Moscovo com a Sibéria ao fundo, já tão perto, mais ainda faltam 3 noites para lá cehegarmos mas já estamos absolutamente adapatos à realidade ferróviária, coabitando com as populações do maior pais do mundo...
Quero que saibam que estamos ótpimos e muito felizes, empreendemos um projecto fantástico, ninguém chegará igual...
Se poder, amanhã, voltarei!!! Senão, saibam que o comboio caminha lentamente, ao som dlo carril que nos acorda vezees sem conta, e leva-nos ao centro da Russia profunda.
sábado, agosto 18, 2007
Ja estamos no comboio...
Viajamos à 13 horas. De Moscovo nada vos pude dizer porque a Russia precisa urgentemente de um choque tecnológico...
Em Moscovo estava um calor infernal. Nunca imaginei ver os moscovitas na rua sem camisa, de calções em plena Praça Vermelha e nos jardins que a circundam, bebiam cerveja, muita cerveja. Nós tinhamos calor mas estavámos tão contentes por nunca ter chovido...em Moscovo é um milagre não chover em Agosto.
Por isso, queremos dizer-vos que tudo corre muito bem. Que grande grupo este. 27 pessoas fantásticas, grande maturidade nas relações, muita educação, cultura quanto baste: os ingredientes necessários para suportar as vicissitudes de um transmongoliano que já começou ontem às 23h30. Claro que não é fácil estar neste comboio onde o espaço é de contenção: dos afectos, de espaço físico, de higiéne, mas atenção metade de grupo já tomou hoje o seu duche de água fria. Foi bom...refrescámos, somos os únicos com ar limpo, a nossa carruagem cheira bem, e estamos todos muito compostos, com roupas apropriadas e mais do que adapatados a esta conjuntura existencial.
Moscovo virou uma cidade cosmopolita e sofisticada: cafés de arquitectura minimalista, as russas estão infinitamente mais sofisticadas: de cintura delgada, com roupas vogue, maquilhagem muito bem aplicada.Os homens seguem o ídolo Putin: fatos escuros, sapatos de biqueira estreira, virados na ponta, cabelo rapado, enfim...quase imperiais, falta-lhe atitude, mas isso, cremos, aprende-se...
Em Agosto a vida cultural e criativa da cidade está nas capitais europeias a mostrar a raça imperial do bailado e do teatro. Aqui, em Agosto, de cultural nada aconteçe. Apatia só ultrapassada pela museologia mais actualizada.Fomos ver as Tretiakov do século XX´- excepcionais!!!
Em Moscovo estava um calor infernal. Nunca imaginei ver os moscovitas na rua sem camisa, de calções em plena Praça Vermelha e nos jardins que a circundam, bebiam cerveja, muita cerveja. Nós tinhamos calor mas estavámos tão contentes por nunca ter chovido...em Moscovo é um milagre não chover em Agosto.
Por isso, queremos dizer-vos que tudo corre muito bem. Que grande grupo este. 27 pessoas fantásticas, grande maturidade nas relações, muita educação, cultura quanto baste: os ingredientes necessários para suportar as vicissitudes de um transmongoliano que já começou ontem às 23h30. Claro que não é fácil estar neste comboio onde o espaço é de contenção: dos afectos, de espaço físico, de higiéne, mas atenção metade de grupo já tomou hoje o seu duche de água fria. Foi bom...refrescámos, somos os únicos com ar limpo, a nossa carruagem cheira bem, e estamos todos muito compostos, com roupas apropriadas e mais do que adapatados a esta conjuntura existencial.
Moscovo virou uma cidade cosmopolita e sofisticada: cafés de arquitectura minimalista, as russas estão infinitamente mais sofisticadas: de cintura delgada, com roupas vogue, maquilhagem muito bem aplicada.Os homens seguem o ídolo Putin: fatos escuros, sapatos de biqueira estreira, virados na ponta, cabelo rapado, enfim...quase imperiais, falta-lhe atitude, mas isso, cremos, aprende-se...
Em Agosto a vida cultural e criativa da cidade está nas capitais europeias a mostrar a raça imperial do bailado e do teatro. Aqui, em Agosto, de cultural nada aconteçe. Apatia só ultrapassada pela museologia mais actualizada.Fomos ver as Tretiakov do século XX´- excepcionais!!!
terça-feira, agosto 14, 2007
Transmongoliano - Nota da Direcção
Caros associados da Europa Viva:
Estamos de partida... Conosco, somos 27 pessoas (2 membros da Direcção da Europa Viva e um membro fundador da Associação) parte a missão estatutária da Europa Viva: promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade.
Pensar a Europa é antes de mais enquadrá-la no seu contexto histórico e geopolitico. Quando pensei e projectei esta rota, o transmongoliano, e chamei à nossa opção cultural, a Rota da Memória, e escolhi os totalitarismos do século XX, como objecto central do nosso estudo, foi afinal a resposta ao desafio que o Instituto dos Itinerários Europeus, através do Conselho da Europa, pediu a todas as organizações culturais europeias: que promovessemos projectos que (re)actualizassem a memória dos totalitarismos.
A resposta da Europa Viva enquanto organização cultural foi a construção da Rota da Memória e com ela o contributo possivel para a reflexão deste tema entre nós membros fundadores e associados da Europa Viva e amigos que conosco partilham esta missão de fazer da cultura um meio que nos tornará senão pessoas melhores pelo menos pessoas mais felizes.
Estamos de partida... Conosco, somos 27 pessoas (2 membros da Direcção da Europa Viva e um membro fundador da Associação) parte a missão estatutária da Europa Viva: promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade.
Pensar a Europa é antes de mais enquadrá-la no seu contexto histórico e geopolitico. Quando pensei e projectei esta rota, o transmongoliano, e chamei à nossa opção cultural, a Rota da Memória, e escolhi os totalitarismos do século XX, como objecto central do nosso estudo, foi afinal a resposta ao desafio que o Instituto dos Itinerários Europeus, através do Conselho da Europa, pediu a todas as organizações culturais europeias: que promovessemos projectos que (re)actualizassem a memória dos totalitarismos.
A resposta da Europa Viva enquanto organização cultural foi a construção da Rota da Memória e com ela o contributo possivel para a reflexão deste tema entre nós membros fundadores e associados da Europa Viva e amigos que conosco partilham esta missão de fazer da cultura um meio que nos tornará senão pessoas melhores pelo menos pessoas mais felizes.
Correio...
-«...estou certo que será uma viagem inesquecível para os que foram e os que ficam; um campo de descobertas pessoais à luz do que contemplarem, seja terra mas sobretudo gente, segredos ou ecos, infinito ou pormenor...»
Angelo Silveira
- «ÓPTIMA VIAGEM.
Cá fico aguardando noticias e leituras diárias de escritas profundas...»
Maria de Jesus Pires da Rocha
-«Desejo-vos uma óptima viagem e umas óptimas Memórias
Um abraço»
Suzana Ferreira
- «...só duas palavras para vos desejar uma "travessia" com todo o interesse que o percurso suscita, que tudo corra bem, conforme o planeado e que mais um exito se venha a juntar aos anteriores. Já que não podemos fazer parte do grupo, iremos seguindo a par e passo as notícias que forem saindo no blog. Um abraço»
Graça e João Matos Sousa
Transmongoliano - Reportagem
Vamos ter «directos» de todos os pontos do itinerário, desde que a tecnologia nos permita.
Se quiser viajar conosco visite-nos com frequencia. Não prometemos entradas diárias, haverá seguramente dias e locais que podem não nos proporcionar contactos diários, mas acreditem que vamos tentar manter a nossa presença na blogosfera o mais actualizada possivel.
Contamos convosco nesta ROTA DA MEMÓRIA.
Se quiser viajar conosco visite-nos com frequencia. Não prometemos entradas diárias, haverá seguramente dias e locais que podem não nos proporcionar contactos diários, mas acreditem que vamos tentar manter a nossa presença na blogosfera o mais actualizada possivel.
Contamos convosco nesta ROTA DA MEMÓRIA.
segunda-feira, agosto 13, 2007
Curso de Video - Europa Viva
Carlos Vieira é reporter de imagem da ONU e um dos grandes jornalistas africanos. Conheceu os grandes palcos de guerra, e difundiu as suas imagens pelo mundo inteiro. O I curso de Video Europa Viva vai ser ministrado por este repórter de imagem com o seguinte programa:
CURSO (BÁSICO) DE CÂMARA VÍDEO
OBJECTIVOS:Dotar os participantes de conhecimentos sobre a câmara de vídeo, os conceitos estéticos e técnicos da imagem, do som e da iluminação.
A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO:
Este programa está desenhado tanto para principiantes como para elementos que já possuam uma ideia muito básica acerca da operação de câmara de vídeo.
O PROGRAMA
A CÂMARA FILMAGEM:
- Breve introdução ao sinal de vídeo;
- As diferentes partes que compõem a câmara;
- Os comandos da câmara: zoom, shutter, foco, balanço do negro e dos brancos, o time code em FREE RUN e REC RUN, U-Bit, os filtros de correcção das cores incorporados na câmara, o microfone, os vuímetros e a auscultação do sinal de áudio;
- O uso correcto do tripé;
- A exposição;
- Composição e técnicas de imagem: tipos de enquadramento, os movimentos de câmara, os movimentos com a lente (através do zoom e do foco), os pontos de força, as linhas de força, o eixo, o equilíbrio e a simetria a velocidade (shutter speed) e a continuidade;
- Tipos de iluminação – introdução básica pois teremos um capítulo para a luz;
- Os filtros e a temperatura de cor;
- As objectivas: constituição básica, os diferentes tipos de lentes, o campo da lente, a íris, a profundidade de campo;
- Abordagem à filmagem com múltiplas câmaras.
OS ELEMENTOS PARA A CAPTAÇÃO DO AUDIO:
- Tipos de microfones;
- Características dos diferentes microfones;
- Os acessórios básicos;
- Planos de som.
ELEMENTOS PARA A ILUMINAÇÃO:- Kelvin – a medição da temperatura de cor;
- Tipos de projectores;
- Características da luz dos projectores;
- A iluminação básica (key, ;
- A iluminação na criação de moods diferentes na cena;
- Os filtros de correcção de cor.
ELEMENTOS PARA A EDIÇÃO (TEORIA):
- Visionamento e selecção do material adequado aos objectivos do guião do produto;
- Técnicas para a importação do material para o computador;
- A pré-montagem;
- O edit list;
- A pós-produção
A PRÉ-PRODUÇÃO - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DOS PARTICIPANTES:
- A História/Ideia para constituir a estrutura narrativa/expressiva que manifeste a pertinência do produto – guião literário;
- A “decopage” com a elaboração das tomadas e planos, definindo ainda os movimentos de câmara e cuidando da continuidade – guião técnico;
- Os meios técnicos e recursos humanos necessários à concretização da produção;
- A complementaridade da banda sonora;
- A iluminação com toda a influência plástica que pretende-se tirar da mesma;
- O orçamento;
EQUIPAMENTO NECESSÁRIO:
Os participantes deverão trazer as suas câmaras pessoais. O tripé, o microfone e o computador para a edição são opcionais.
Quem estiver interessado em obter informações sobre este curso, por favor, envie um mail para
europaviva@europaviva.eu
CURSO (BÁSICO) DE CÂMARA VÍDEO
OBJECTIVOS:Dotar os participantes de conhecimentos sobre a câmara de vídeo, os conceitos estéticos e técnicos da imagem, do som e da iluminação.
A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO:
Este programa está desenhado tanto para principiantes como para elementos que já possuam uma ideia muito básica acerca da operação de câmara de vídeo.
O PROGRAMA
A CÂMARA FILMAGEM:
- Breve introdução ao sinal de vídeo;
- As diferentes partes que compõem a câmara;
- Os comandos da câmara: zoom, shutter, foco, balanço do negro e dos brancos, o time code em FREE RUN e REC RUN, U-Bit, os filtros de correcção das cores incorporados na câmara, o microfone, os vuímetros e a auscultação do sinal de áudio;
- O uso correcto do tripé;
- A exposição;
- Composição e técnicas de imagem: tipos de enquadramento, os movimentos de câmara, os movimentos com a lente (através do zoom e do foco), os pontos de força, as linhas de força, o eixo, o equilíbrio e a simetria a velocidade (shutter speed) e a continuidade;
- Tipos de iluminação – introdução básica pois teremos um capítulo para a luz;
- Os filtros e a temperatura de cor;
- As objectivas: constituição básica, os diferentes tipos de lentes, o campo da lente, a íris, a profundidade de campo;
- Abordagem à filmagem com múltiplas câmaras.
OS ELEMENTOS PARA A CAPTAÇÃO DO AUDIO:
- Tipos de microfones;
- Características dos diferentes microfones;
- Os acessórios básicos;
- Planos de som.
ELEMENTOS PARA A ILUMINAÇÃO:- Kelvin – a medição da temperatura de cor;
- Tipos de projectores;
- Características da luz dos projectores;
- A iluminação básica (key, ;
- A iluminação na criação de moods diferentes na cena;
- Os filtros de correcção de cor.
ELEMENTOS PARA A EDIÇÃO (TEORIA):
- Visionamento e selecção do material adequado aos objectivos do guião do produto;
- Técnicas para a importação do material para o computador;
- A pré-montagem;
- O edit list;
- A pós-produção
A PRÉ-PRODUÇÃO - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DOS PARTICIPANTES:
- A História/Ideia para constituir a estrutura narrativa/expressiva que manifeste a pertinência do produto – guião literário;
- A “decopage” com a elaboração das tomadas e planos, definindo ainda os movimentos de câmara e cuidando da continuidade – guião técnico;
- Os meios técnicos e recursos humanos necessários à concretização da produção;
- A complementaridade da banda sonora;
- A iluminação com toda a influência plástica que pretende-se tirar da mesma;
- O orçamento;
EQUIPAMENTO NECESSÁRIO:
Os participantes deverão trazer as suas câmaras pessoais. O tripé, o microfone e o computador para a edição são opcionais.
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