sexta-feira, outubro 05, 2007

Orações, incenso e palavras ao vento por Myanmar

Myanmar - Birmânia - Vigília

A Europa Viva associa-se à vigila promovida pela União Budista em solidariedade com o povo de Myanmar no próximo dia 8 de Outubro entre as 19 e as 21:00 - Marquês de Pombal.

Painel Europa Viva - Mongólia - Agosto 2007


Um projecto em imagens - Europa e Movimento




I Europa em Movimento (mundo)

Vamos continuar a investir no BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) – cultural. Já temos o projecto do Brasil (As cores do café), o projecto do Transmongoliano (Russia e China) e claro o projecto da Índia com o tema O Gosto do Chá.
Porquê o BRIC? Antes de mais porque o diálogo geopolitico da próxima década far-se-á seguramente entre a Europa e estes países, e entre estes e o resto do mundo. Os portugueses poderão desempenhar um papel fundamental neste diálogo através das relações com África e o Brasil.
Por outro lado, um conhecimento profundo sobretudo da Rússia, Índia e China são determinantes para o posicionamento dos cidadãos europeus face à compreensão do mundo actual e ao seu papel neste universo global.
Talvez possamos compreender melhor a urgência de uma Europa unida depois de termos visitado o BRIC.

II Europa em Movimento - Portugal

Em Portugal o projecto Europa em Movimento vai centrar-se sobretudo na história económica e social do século XX: Alentejo e Douro são as duas grandes apostas.
No Alentejo com o programa Da Mina ao Mito: uma sequência de 3 itinerários por três regiões do Alentejo que nos falam do papel da mina no desenvolvimento da região (S. Domingos), no papel do Azeite na construção da economia do Alentejo (Moura) e finalmente nos mitos alentejanos, fortes elementos da formação do tecido social alentejano (Portalegre).
Em Setembro de 2008 iremos ao Douro...

quarta-feira, outubro 03, 2007

terça-feira, outubro 02, 2007

Transmongoliano - 15 de Agosto a 03 de Setembro 2008





Á Europa Viva têm chegado inumeras chamadas telefónicas e mails dos seus associados perguntando se para o ano vamos empreender de novo o Transmongoliano como programa das Rotas da Memória - Os totalitarismos do Século XX.
A resposta categórica é sim!!! Já estamos aliás a trabalhar nos seus conteúdos culturais.
Em Janeiro começam os encontros dedicados ao tema.

Europa e Religiões - Módulo Islão - 22 e 29 de Janeiro 2008



Casa da Memória


A Europa Viva é uma associação cultural europeia que quer proporcionar aos seus associados um melhor conhecimento da história, da filosofia, da música, da literatura, da arquitectura, e de todas as manifestações culturais produzidas pelo pensamento europeu.
O projecto A CASA DA MEMÓRIA cria programas que contribuem para um conhecimento o mais alargado possível da cultura europeia, nomeadamente das matrizes culturais europeias.
Interessa-nos muito conhecer as matrizes culturais europeias.
A nossa proposta para reflexão do pensamento europeu contemporâneo, neste ano de actividades associativas é o ciclo das Grandes Lições que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, uma vez por mês de Dezembro a Maio de 2008.
Os temas que escolhemos são diversos: Ambiente, Musica, Europa, Voluntariado, Empreendorismo, Criatividade, Mundo.
Na segunda semana de Outubro divulgaremos o calendário das Grandes Lições.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Painel Europa em Movimento - Portfolio Lurdes Fidalgo - Shangai


Projecto Europa Cultural

Os fundadores da Europa Viva pertencem a uma geração que percebeu a urgência do valor da excelência como símbolo catalizador do desenvolvimento social.
A Europa Viva quer assim premiar a excelência como paradigma político, económico e social.
O projecto Europa Cultural tem por objectivo apoiar os 10 melhores alunos das escolas mais pobres de Lisboa no acesso a ciclos de musica, teatro, dança, e exposições, oferecendo-lhes a possibilidade de poderem frequentar estas manifestações artísticas.
Começámos com uma escola (Prof Agostinho da Silva e este ano vamos apoiar uma outra, desta feita na margem sul, em Almada.
Para o ano uma terceira... E assim sucessivamente.
A nossa ambição é chegar ao maior numero de escolas possivel.

Curso Europa e Religiões - painel budismo - 18 de Outubro



domingo, setembro 30, 2007

Mozart - o europeu...



Estamos a preparar um workshop de música - O tempo e a música. Se está interessado em conhecer a história da musica erudita esteja atento às actividades do primeiro trimestre de 2008.

Conteúdos Europa Viva - Solidariedade - Europa Sénior


Projecto Europa Sénior

Histórias de vida, de vidas sem memória, de vidas sem afectos, de afectos vazios de histórias de vida.
São os casos de vida que acompanhamos na Penha de França, pessoas seniores, carregadas de dor, sem memória.
Em suas casas as fotografias pararam no tempo. Nunca nos mostram os filhos com idades actualizadas, e menos ainda os netos. As personagens destas memórias têm idades longínquas, tão dissonantes deste tempo, que jamais nos permitirão saber que idade tem o nosso tempo.
voltar ao topo da página