sexta-feira, março 07, 2008

Estado do Mundo - Fragmentos de João Barrento

«...Da obscenidade do mundo contemporanêo fazem parte, tanto o regresso do discurso politico que usa Deus em nome da guerra, como as muitas formas de ruído e desconversa que desconhecem e agridem o mais intimo sentimento do eu e ignoram o tempo lento que o discurso interiorizado exige, para lá dos gritos estridentes da palavra desamparada…
Nenhum poder olhará assim para o estado do mundo, para o seu retrato vivo. Mas a cultura que também está no quadro (se bem que hoje em lugar periférico e traje ligeiro) a cultura terá de fazê-lo, sob pena de estar a promover e a pôr em acto o esquecimento com estratégias de ilusão, em vez de estimular a memória, cultivar a denúncia, arriscar a provocação do mundo acomodado.
Se o fizer, como hoje o não faz a cultura do populismo mediático dominante, todos os seus dias serão necessariamente dias do juízo, de revisão permanente do estado do mundo, porque neste mundo totalmente secularizado a arte a cultura poderão ser o lugar do grande tribunal, e o Juízo final faz-se todos os dias, aqui e agora...»
O Jardim Devastado e o Perfil da Esperança
João Barrento
in O Estado do Mundo, pag 67




quinta-feira, março 06, 2008

História da União Soviética


Obra imperdível. Os viajantes do Transmongoliano devem lê-lo. Trata-se de uma obra que analisa não apenas as transformações politicas porque passou a URSS mas também a evolução social, cultural e politica do Estado Soviético.
O livro identifica os focos de tensão social do regime soviético e dá explicações muito interessantes, sobretudo, históricamente recentes, das razões pelas quais o «homem soviético» chegou ao fim da história.

quarta-feira, março 05, 2008

terça-feira, março 04, 2008

Curso de Cultura Musical - Europa Viva


Veja o programa em

12 de Março - Ciclo das Grandes Lições

No próximo dia 12 de Março pelas 18:00 prossegue na Faculdade de Letras de Lisboa o Ciclo das Grandes Lições - uma parceria entre a Europa Viva e o 2º Ciclo de Estudos Europeus.
Desta vez vamos ouvir Aida Chamiça - especialista em Coaching e em Inteligência Emocional - conferenciar sobre como Enfrentar os desafios do futuro com inteligência [emocional]
18:00 - Faculdade de Letras de Lisboa – Anfiteatro II - entrada livre

Roma - Influencia da Bíblia na Cultura Ocidental

No próximo dia 15 de Março embarcamos para Roma. Os associados que quiserem seguir a nossa viagem (como aliás tem sido hábito com outros projectos) podem consultar o nosso blog. Seremos tão fieis na reportagem quanto as tecnologias o permitirem.

II Curso Europa e Religiões

Vamos dar inicio às incrições para o II Curso Europa e Religiões, nos moldes em que o primeiro curso foi desenhado embora melhorando alguns pontos que se revelaram menos eficientes no I Curso.

domingo, março 02, 2008

Reportagem Regicídio - passeio pedestre











Concluímos, com sucesso, mais um programa do projecto Casa da Memória, O Regicídio - passeio pedestre pelos principais locais deste facto histórico - da responsabilidade de duas associadas da Europa Viva, Antónia Lemos e Cristina Crespo, a quem a Direcção muito agradece o empenho, a dedicação e o profissionalismo da organização.




voltar ao topo da página