sexta-feira, abril 06, 2007

quinta-feira, abril 05, 2007

Juntos...50 anos

«...A Europa tem uma história cultural, uma vida cultural contemporânea, uma politica cultural. É aquilo a que George Soros chama a «sociedade aberta»...
Wim Wenders - Na conferencia - «Uma alma para a Europa»

Da India...











Portfólio Antónia Lemos (clique para aumentar)

Ciclo de Encontros e Conferencias - Russia - China

Vamos começar o ciclo de conferencias para os viajantes do Comboio de Ana Karenina e Transmongoliano. Como sabem o núcleo de conferencias do projecto Europa em Movimento chama-se Viagens na minha Terra e visa contextualizar temáticamente as viagens que estamos ou vamos realizar.
O Europa em Movimento não é um programa de viagens. É um projecto cultural que assenta também em viagens, mas não só, daí as conferencias, os encontros, as visitas de estudos, para dar corpo às matérias que queremos reflectir em conjunto.
Desta vez o tema que nos ocupa é o papel das potencias emergentes (Russia e China) no contexto geo politico europeu.
Assim, convidámos o General Loureiro dos Santos (que dispensa apresentações...) e o António Caeiro, jornalista especialista na China, país onde viveu muitos anos, e autor de um livro intitulado «Pela China Dentro» para conferenciarem sobre as matérias que nos levam a um e outro país.

Dia 18 de Abril (Encontro) Ana Paula Lemos e Teresa Ferreira - Porquê O Comboio de Ana Karenina? - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Departamento de Lingua Russa, às 18:30

Dia 3 de Maio - (Conferencia) Pela China Dentro - António Caeiro - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III às 18:00.

quarta-feira, abril 04, 2007

Jantar India - O Gosto do Chá

Os viajantes do projecto O Gosto do Chá vão encontrar-se num jantar no próximo dia 19 de Abril às 20:00 num restaurante indiano em Cascais.
Agredeçemos que se inscrevam através do mail:
paulalemos@europaviva.org
A logistica da viagem até Cascais, para aqueles que não tenham carro, será combinada mais próximo do evento.
As inscrições devem ser feitas até dia 16 de Abril.

+ 1 nova sócia - Ana Claudia Gonçalves

A Direcção da Europa Viva aprovou por unanimidade o pedido de adesão à nossa instituição de Ana Claudia Gonçalves. Os corpos associativos desejam-lhe as boas vindas.

Uma familia indiana - Kolkata


Portfólio Antónia Lemos - clique para aumentar

terça-feira, abril 03, 2007

Juntos...50 anos


10 de Maio 2007

A Presidente da Europa Viva foi convidada pelo núcleo organizador das comemorações oficias dos 50 anos do Tratado de Roma a proferir uma conferencia na Reitoria da Universidade de Lisboa no próximo dia 10 de Maio centrada no projecto Europa Viva como exemplo do modo como as questões culturais europeias podem ser trabalhadas pela sociedade civil.

Workshop fotografia - Portfólio José Alves
















segunda-feira, abril 02, 2007

50 anos...Juntos


Reportagem - Workshop fotografia e passeio pedestre
























































O projecto A Casa da Memória está no terreno. Lançá-mo-lo a 31 de Março de 2007 justamente com este workshop de fotografia e com o passeio pedestre. E fizemos assim por razões simbólicas: Steiner propõe que pensemos a ideia de Europa a partir de dois elementos identitários fundamentais: os passeios pedestres e os cafés. Nós, Europa Viva acrescentámos a fotografia como metáfora da memória. Ora, sendo a Casa da Memória um projecto destinado a trabalhar preferencialmente as questões especificas da cultura europeia sintetizámos as matrizes reunindo nesta actividade alguns dos simbolos principais da cultura europeia. Iremos trabalhar outros. Em Setembro começa o Curso de Cultura Europeia e o curso A Europa e as Religiões, ambos acções deste projecto. Pedimos assim a vossa atenção para a programação de 2007/2008.




Clique nas imagens para as ver melhor.

















Novos sócios ...Março 2007


A Direcção da Europa Viva, reunida a 29 de Março de 2007, aprovou por unanimidade o pedido de adesão dos seguintes sócios:
- Alexandre Ipolliti Carrelhas;
- Fernando Barreto Alves Marques;
- Helena Sofia Botelho
- Júlia Alexandra Pereira de Almeida;
- Maria da Graça Lagrifa Matos Sousa
voltar ao topo da página