quinta-feira, novembro 25, 2010

Calendário Seminário Saber Europa

Dia 5 de Dezembro, 15:00 - Encontro na Fundação Gulbenkian para conclusão do módulo Perséfone e o Eterno Retorno;
Dia 9 de Dezembro, 19:00, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Conferência Professor Armindo Vaz - Mitos de criação, O sentido da vida

quarta-feira, novembro 24, 2010

A propósito do Peddy Paper Os cafés de Lisboa...

«A Europa é feita da cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa, aos cafés de Odessa frequentados pelos gangsters de Isaac Babel. Vão dos cafés de Copenhaga, onde Kierkegaard passeva nos seus passeios concentrados, aos balcões de Palermo. Não há cafés antigos ou definidores em Moscovo, que é já um subúrbio da Ásia. Poucos em Inglaterra, após um breve periodo em que estiveram na moda, no século XVIII. Nenhuns na América do Norte...Desenhe-se o mapa das cafetarias e obter-se-á um dos marcadores essenciais da Europa».
Steiner, George in A Ideia de Europa, pp.26, Gradiva

Peddy Paper - Os cafés de Lisboa

Na sequência da reportagem editada no Fugas de 20/11/2010 sobre o Peddy Paper Os Cafés de Lisboa, que entretanto mobilizou um conjunto vasto de pessoas interessadas na realização desta actividade, a Europa Viva vai organizar o III Peddy Paper, desta vez no próximo dia 4 de Dezembro às 11:00.
O encontro será no Rossio, na Praça D. Pedro IV, às 10:30, num local fácilmente reconhecido pelos participantes.
O Peddy Paper Os Cafés de Lisboa permite-lhe não apenas usufruir de um dia diferente pela baixa da cidade de Lisboa como lhe oferece um olhar muito especial sobre o papel dos cafés na construção da cultura europeia e especialmente da identidade da cultura portuguesa dos séculos XIX e XX.

terça-feira, novembro 23, 2010

Seminário Saber Europa - noticias

Um Regresso ao Caos - Mitos de Criação e Ordenação do Mundo é o titulo do 2º módulo do Seminário Permanente Saber Europa dedicado aos Mitos da Cultura Europeia: Criação, Conhecimento e Amor.
O Prof. Paulo Mendes Pinto ministra as duas próximas conferencias deste módulo nos dias 25 e 26 de Novembro 2010 às 19:00 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
voltar ao topo da página