sábado, junho 07, 2008

Palermo




Rotas das Matrizes Culturais - Sicilia - Junho 2008

Já estamos na Sicília, em Palermo...Já ontem à noite percebemos, apesar da hora tardia em que aterrámos que Palermo é uma cidade simpática, aprazível, com muitas pessoas na rua, enchendo as praças, usufruindo desta excelente temperatura (amena) com que a Sicília nos tem presenteado, mesmo com alguns choviscos, para nós, como imaginam, muito refrescantes.
Começámos o dia em Monreal, uma vila lindissima, com uma Catedral absolutamente magnifica com a egunda maior extensão de mosaico a cobri-la, imediatamente depois da Catedral de Santa Sofia em Istambul.
Já Goethe nos falou de Monreal no seu livro Viagens a Itália. Coberta de paines de mosaico narrando os principais quadros biblícos, a Catedral de Monreal é um dos raros exemplares da História Medieval que ainda conserva matrizes islâmicas e normandas na sua arquitectura.
Descemos de novo a Palermo eram 13:00, almoçámos num sitio muito simpático, no restaurante Cin Cin, muito conhecido aqui em Palermo, demos uma volta pelo centro histórico, partilhámos de casamento siciliano nas quatro fontes, e acabámos na fonte da castidade, outrora conhecida pela fonte da vergonha, nome que radica no facto de pela primeira vez uma estátua mostrar explicitamente o sexo feminino. ~
São 19:40 em Palermo, as ruas e praças começam a estar inundadas de jovens que aproveitam o bom tempo para namorar e ouvir música.
Nós preparamo-nos para assisitir numa bela esplanada do jogo Portugal - Turquia.
Amanhã seguimos para Segesta.

Passatempo Europa Viva - pergunta 7



Passatempo Europa Viva - pergunta 7

Convencionou-se dizer que Homero é autor de duas das maiores obras literárias europeias – quais são?

sexta-feira, junho 06, 2008

Sicília - Já estamos de partida....

Pois é...
Quando a ideia surge e o projecto é agendado no seio da Direcção, geralmente estamos a um ano do dia em que se vai realizar o programa, o projecto ou actividade.
Um ano...
Num ano o trabalho é intenso, as vicissitudes várias, as frustrações imensas mas a alegria interior, essa, persiste em animar-nos na missão que abraçámos.
Esta viagem à Sicília fecha um ciclo muito importante da programação da Europa Viva - 2008, foi o ano que concretizámos a ideia do programa das Matrizes Culturais Europeias. Fomos a Roma e agora à Magna Grécia, isto é, à Sicília, lugar de todas as fontes, berço de todas as metáforas e de todos os simbolos do pensamento europeu.
Acompanha-nos neste caminho pelo Teatro da Grécia Antiga, o professor José Pedro Serra. Levamos a Oresteia de Esquilo na nossa bagagem e em Siracusa veremos a representação das Coéforas e do Agamenon, essa tragédia mãe do pensamento europeu, talvez do mais remoto pensamento europeu. José Pedro Serra em duas conferências vai explicar-nos melhor o que é a tragédia e a importancia que este genéro literário teve na construção do pensamento europeu.
Connosco ia a Ana Tereso, nossa estimada e muito querida associada e membro da mesa da Assembleia Geral. Infelizmente não podemos contar com a sua presença. Mas ela sabe bem que irá no nosso coração e com ela estaremos sempre nestes momentos onde a tragégia se revela na sua expressão máxima: dois polos antagónicos, ambos tão absolutamente únicos e dependentes, que a opcção de um é o aniquilamento brutal de outro. Isto é a tragédia.
A tragédia, o pensamento que o homem europeu construiu no século IV - V a.C justamente lá para onde vamos partir dentro de poucas horas e onde estaremos durante 9 dias.
De nós para a Ana Tereso um abraço profundo, fundo, muito amigo e a certeza de que brevemente iremos de novo à Sicília.

Passatempo Europa Viva - pergunta 6


Passatempo Europa Viva - pergunta 6



Qual é a missão da Associação Europa Viva?


Responda em http:// passatempo.europaviva.org

quinta-feira, junho 05, 2008

A Morte de Deus na Cultura Ocidental

Conferencia do Profº Carlos João Correia

4 de Junho 2008 - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro IV








fotos de José Luís Alves

Conferencia encerramento do I Curso Europa e Religiões - Profº Carlos João Correia

Caros leitores do blog:
Encerrámos o I Curso Europa e Religiões com uma conferencia sobre a A Ideia da Morte de Deus na Cultura Ocidental proferida pelo Profº Carlos João Correia, Professor Associado de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de inúmeros livros e artigos publicados em edições da especialidade e Coordenador da área de Estética, Arte e Religião do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Depois de ter feito uma breve passagem pelas sucessivas mortes de Deus ao longo da história do pensamento humano, Carlos João Correia apontou a representação como o conceito responsável pelas «mortes» de Deus e o principal empreendor pela sucessão de figuras, metáforas e simbolos que sobre Deus vamos construíndo.
Apontou vários exemplos de como a representação de Deus se vai alterando ao longo da história, sugeriu muita biografia sobre o tema e apontou a resposta de Einstein dada a um jornalista, quando interrogado sobre a existência de Deus como uma das questões simbólicas essenciais da representação:
- Jornalista: Senhor Einstein acredita em Deus?
- Einstein: Antes de responder à sua questão diga-me de quem quer que eu fale?
Deixo aqui a indicação de um livro precioso, segundo o professor Carlos João Correia para o entendimento desta matéria La plus belle histoire de Dieu e a reflexão do Mito de Balder.
Como calculam tratou-se de uma conferencia excepcional.

Conferencia encerramento do I Curso Europa e Religiões - Profº Carlos João Correia

Passatempo Europa Viva - pergunta 5


Passatempo Europa Viva - pergunta 5
Havia um longo muro na Europa que dividia uma cidade e um país. Como se chama esta cidade?

quarta-feira, junho 04, 2008

Conferencia Profº Carlos João Correia

4 de Junho - Encerramento do I Curso Europa e Religiões

A Ideia da Morte de Deus na Cultura Ocidental

Entrada livre

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Anfiteatro IV, 18:30

Passatempo Europa Viva - pergunta 4


Passatempo Europa Viva - pergunta 4


A Europa tem uma bandeira, um hino e uma moeda. Que cores tem a bandeira europeia? Quem compôs o hino? Como se chama a moeda?

terça-feira, junho 03, 2008

Moçambique - projecto Europa Viva para Agosto 2009






Em Agosto de 2009 vamos a Moçambique. A Europa Viva faz a sua primeira incursão pela lusófonia.
A ideia substântiva é um encontro (seminário) com Mia Couto, uma estadia no Parque da Gorongoza, uma visita à Ilha de Moçambique e uma viagem pelo Sul, Inhambane, Arquipélago do Barazuto, (...).
Estamos a preparar a viagem com ajuda dessa brilhante jurista que é Vânia Pauleta Moreira que um dia trocou Paris por Maputo e lá recuperou a sua memória biológica.
Estas fotos que nos enviou são da sua propriedade intelectual.

Passatempo Europa Viva - pergunta 3


Passatempo Europa Viva - pergunta 3


Quantas linguas oficiais tem a União Europeia?


segunda-feira, junho 02, 2008

Conferencia Prof Carlos João Correia

A Ideia da Morte de Deus no Ocidente, uma conferencia imperdível dada pelo prof Carlos João Correia.

Sicília - Rota das Matrizes Culturais - Junho de 2008

1º encontro dos viajantes da Sicília - 2 de Junho - Palestra Profº José Pedro Serra

Porquê uma viagem à Sicília para falar da Grécia Antiga, nomeadamente do teatro grego?

Passatempo Europa Viva - pergunta 2

Passatempo Europa Viva
Pergunta nº 2
Qual é o lema europeu?

domingo, junho 01, 2008

A Grécia...

«Tal como um rebento reproduz em miniatura a árvore imensa que contém, a Grécia foi, ao mesmo tempo, há vinte e cinco séculos, tanto a imagem exacta da Europa, como sua origem».
Voyenne, Bernard; Histoire de l'idée européenne

Passatempo Europa Viva - pergunta 1


Passatempo Europa Viva - pergunta 1
Quantos países fazem parte da União Europeia e quais são esses países?

Uma (grande) ideia humanista


voltar ao topo da página