Antiga fábrica de armamento da ex RDA a fábrica de componentes electrónicos foi transformada no maior centro criativo de Pequim onde dezenas de criadores contemporâneos fazem obra e apresentam ao mundo segundo uma receita que Nova Yorque ou Berlim já conheceram mas que aqui na China nos transportam para um universo de liberdade rarissimo.
Os melhores criadores de arte chinesa têm a sua galeria na Fábrica 798. Muitos deles, ainda pouco conhecidos no ocidente, mostram uma grande parte da sua obra mesmo nas suas galerias. Outros, os mais conhecidos, já só deixam expostas cópias das suas obras mais representativas.
A Fábrica 789 que a imensa maioria dos chineses não conhece, nem está muito interesada em conhecer, é de facto uma ilha catalizadora de criatividade, onde os mais jovens começam a desempenhar papel essencial de transformação.
Para além de galerias, a Fábrica começa a desenvolver espaços de restauração modernissimos, cafés e restaurantes do melhor design que se produz no mundo e já é o único espaço de cultura alternativa da China.
© Ana Paula Lemos