sábado, abril 19, 2008

Sícilia - Rota das Matrizes Culturais - Junho de 2008




O tema da Rota das Matrizes Culturais 2008 é o Teatro na Grécia Antiga.
A concepção temática e o respectivo itinerário foi da responsabilidade do Professor José Pedro Serra, sócio honrário da Europa Viva.
Não temos dúvidas nenhumas: este projecto, único, só é possível graças ao empenho, dedicação e amizade deste grande classissista e Prémio Pen 2007.



















Sabemos que é um momento importantissimo da Europa Viva, sobretudo, porque a organização temque ser capaz de acompanhar a dimensão intelectual do projecto.
Todos nós, associados e dirigentes da Europa Viva, estamos muitos gratos ao Professor José Pedro Serra por esta grande dávida.

A Rota das Matrizes percorre a Sícilia quase de uma ponta à outra. De Palermo ao Etna vamos «vaguear» pelos quilómetros que fizeram a História da Magna Grécia, levando debaixo do braço a Oresteia de Ésquilo. A tragédia é o ponto central e decisivo desta viagem que nos levará a assistir a dois espectáculos da Oresteia no Teatro de Siracusa.

«...a “cultura” põe a descoberto uma dor primeira, uma original mutilação ontológica, de onde nasce o sopro que a anima. Crescendo nós como a árvore que cresce olhando os céus, a arquitectura da nossa alma desenha-se a partir de um desejo de unidade e plenitude, de uma saudade, saudade do que pela sentida ausência se torna presente e nos move. Esta sede de Absoluto, cumprida ou em espera parcialmente saciada, incumprida ou tragicamente em exílio afirmada, modela gloriosamente, no sofrimento e na alegria, a nossa condição e desenha o amplo horizonte do nosso pensar, do nosso sentir, do nosso agir. Na Grécia, onde começámos a ser quem somos, a este “trabalho da cultura”, que era entendido como educação, como formação, chamava-se paideia e de um modo ou de outro a ela se vincula a mais luminosa pedagogia...»
Esta passagem foi retirada de um texto escrito e dito por José Pedro Serra no dia do lançamento da Europa Viva, no dia 12 de Janeiro de 2006 na Comissão Europeia, ainda nós, fundadores e associados, não tinhamos a certeza que saberíamos cumprir com eficácia os designios de contribuir para reflexão da cultura clássica na construção da História Europeia.









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