É impossível não nos comovermos quando ouvimos falar José Pedro Serra sobre a Tragédia Grega em jeito de preparação para os dois espectáculos que vamos assistir nos próximos dias 11 e 12 de Junho às 18:00 aqui em Siracusa no Teatro Grego, essa peça fantástica que nos chegou do tempo aureo da cultura grega.
O serão desta noite foi passado no terraço do Hotel, ouvindo José Pedro Serra a falar da Oresteia. Corria a brisa vinda do mar, de modo a suavizar o tempo quente que hoje ainda paira sobre Siracusa, e José Pedro Serra convidada os viajantes pela terceira vez a reflectirem sobre o papel da tragédia na história dos homens, justamemente como coro da sua propria história e tema central da cosmovidência do homem de sempre, de todos os tempos, e mesmo do homem futuro.
Que tragédia maior conhecer e não poder? Sintetizava JPS sobre Cassandra, uma das personagens principais de Agamemnon.
Só agora os viajantes da Europa Viva integrados neste projecto começam a pereber em toda a sua plenitude o previlégio que é poder viajar com um dos maiores classissistas europeus, e muitos viajantes só agora começam verdadeiramente a entender porque nasceu a Europa Viva e porque estamos aqui, na Sicília no âmbito da nossa agenda cultural...