Escolho propositadamente uma foto da Oresteia (Agamemnon - Siracusa 2008 - ©Luisa de Jesus) para vos falar do Curso de Cultura Musical (Ópera) organizado pela Europa Viva e que agora terminou.
Como disse Jorge Rodrigues (autor do Curso) «a Ópera assenta as suas raízes na tragédia Grega e ainda hoje os grandes libretos operáticos recuperam temas de Ésquilo, Sófocles e outros tragediógrafos» para nos falar do homem, sempre «do homem e da sua circunstância».
Não tenho dúvida que o Curso de Cultura Musical destinado à reflexão da história e das relações da Ópera com as sociedades que foi atravessando foi seguramente um dos maiores referênciais temáticos da programação de 2008 da nossa Associação.
Por várias razões:
1. A Ópera é uma disciplina artistica eminentemente europeia: nasceu no século XVII em Itália e foi um instrumento cultural utilizado pelo poder politico europeu na construção da história europeia até ao século XX;
2.A Ópera é o maior espectáculo europeu de cultura;
3. Uma das missões primordiais da Europa Viva é reflectir na construção do pensamento cultural europeu;
4. A qualidade extraordinária do Curso;
5. O superior carácter humano do homem que formou;
6. A coesão crescente do grupo;
7. A opinião unanime da importância do Curso na cultura individual dos participantes;
Criámos com este curso o futuro núcleo de cultura musical Europa Viva. A programação 2008 - 2009 vai reflectir o resultado desta parceria que forjámos com Jorge Rodrigues, autor do programa Ritornello da Antena 2.