No próximo dia 7 de Abril, às 11:30, José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia vem à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ao Anfiteatro III, conferenciar sobre o tema: «A Europa e os desafios da globalização», a convite da Europa Viva e da Licenciatura de Estudos Europeus.
Foi há dez meses que começou esta aventura de ousadia. No dia 18 de Julho, às 15:41, a Presidente da Europa Viva ousou escrever um mail ao gabinete do Presidente da Comissão, explicando quem eramos, o que faziamos e o que queriamos.
Lembro-me que fiquei estupefacta: vinte minutos depois de termos enviado o mail tinhamos uma resposta cordial, empenhada, delicada da Dra. Leonor Ribeiro da Silva, membro do Gabinete de Durão Barroso.
Quero deixar aqui bem clara uma ideia que muito gostariamos pautasse as relações de cidadania em Portugal: esta senhora não conhecia a signatária de lado nenhum nem a Europa Viva de modo especial. O que de facto aconteçeu foi um atendimento habitual por parte desta organização que traduz um grande respeito por organizações representativas da sociedade civil e pelos cidadãos de um modo geral.
Assim, na qualidade de Presidente da Europa Viva, nunca me tinha sido tão fácil estabelecer um contacto com uma Organizão Politica ou mesmo empresarial e até associativa.
Quero pois em nome da Direcção agradecer publicamente este facto, para nós de uma enorme expressão de respeito pelos movimentos de cidadania, sobretudo, quando no nosso país, o hábito de práticas públicas de excelência convertem-se geralmente no instrumento da «cunha».
Obrigada por nos terem feito acreditar que valia a pena lutarmos pelos nossos objectivos, pelos nossos ideias, pela nossa missão, independentemente da nossa condição social, económica, da raça, dos credos, da orientação sexual.
Porque afinal, a nossa Associação é composta por homens e mulheres de cores diferentes, de idades diferentes, profissões muito variadas, de ideologias diferentes, de credos diferentes, de orientações sexuais diferentes, de níveis económicos e sociais variados, com carreiras profissionais também bastante dissonantes.
O que nos une é a nossa missão e os nossos estatutos (corpo juridico da nossa missão) - ver em www.europaviva.eu
E esses visam a promoção, difusão e reflexão da cultura europeia, dos valores da cidadania e da solidareidade social.