domingo, março 23, 2008

Reportagem - Visita da Europa Viva à Santa Sé - Secretaria de Estado do Vaticano

2ª parte

Os corredores que ligam os aposentos do Santo Padre à Secretaria do Estado do Vaticano estão decorados com pinturas que ilustram o mundo. Entrámos pela Secretaria de Estado impressionando um funcionário que já na Secretaria abria o correio. De facto não gostou se ser surpreendido com a nossa presença mas à despedida felicitou-nos com uma Santa Páscoa.
Umas escadas em formato de caracol leva-nos aos gabinetes dos respectivos funcionários superiores do Vaticano.
No átrio que liga as escadas ao corredor repartido por dezenas de gabinetes, decorados com um ascetismo notável, está a única máquina multibanco do mundo que opera sob operações em latim.
Reginaldo leva-nos ao seu gabinete e é saudado em latim por um colega seu. Mais ninguém trabalhava naquele dia na Secretaria de Estado. Era feriado santo no Vaticano.
O gabinete do Padre Foster é tão despido de qualquer elemento humano como todos os outros gabinetes da Secretaria de Estado. As secretárias, mesas e cadeiras remontam aos anos 50, os candeeiros inauguram um design primitivo, o ambiente é frio, apesar de aquecido.
A fotografia do Santo Padre é a única referência comum a todas as divisões.
No gabinete do latinista não há um único papel em cima da sua secretária a não ser dois grandes dicionários de sinónimos.
Tudo nestes gabinetes remete-nos à pobreza e ao ascetismo.

Ana Paula Lemos


voltar ao topo da página