domingo, março 23, 2008

Reportagem - Visita da Europa Viva à Santa Sé - Secretaria de Estado do Vaticano

Uma viagem excepcional no interior da Santa Sé, Vaticano, acompanhada pelo latinista do Papa, Padre Reginaldo Foster

1ª parte

Há mais de 20 anos que ouço falar no padre Reginaldo, homem muito singular, carmelita e latinista do Vaticano há 40 anos. Desejei muito conhecê-lo. Dele sabia histórias verdadeiramente extraordinárias de inteligência e genialidade que sempre me comoveram como cristã e católica praticante.
Aquando dos preparativos da viagem a Roma sob o tema A Influência da Bíblia na Cultura Ocidental tentei que o Padre Armindo Vaz, professor da Universidade Católica, conseguisse convencer o padre Reginaldo, seu amigo de sempre, a fazer uma visita pelo interior do Vaticano a todos os associados da Europa Viva que nos acompanhassem nesta viagem.
O padre Armindo Vaz tentou junto de Reginaldo, mas este teimou que a natureza da visita, absolutamente excepcional, permitiria o acesso apenas a três ou quatro membros da Europa Viva. Foi difícil encontrar o critério mas chegámos à opinião consensual que acompanhariam Reginaldo Foster o Padre Armindo, a Presidente da Europa Viva, duas viajantes, e o arquitecto Ângelo Silveira, membro do Conselho de Membros da Associação.
Na quinta-feira santa, ás 9:00, junto à porta de Santa Ana no Vaticano encontrámo-nos com Reginaldo Foster.
Pouco antes da hora combinada, ao fundo da rua, mesmo junto à Praça de S. Pedro, um homem velho, doente, de cabeça rapada, olhos muito azuis, de roupas muito gastas, sapatos rasgados, apareceu ao longe acenando com umas mãos belas mas magras da doença, e rindo tanto de alegria com a nossa presença, que dificilmente poderíamos ter alguma vez imaginado assim, o latinista do Papa.
Explicou-nos imediatamente que a visita far-se-ia em grupo, procurando os visitantes nunca se desviarem uns dos outros e sempre junto ao latinista,
E assim foi. Sempre juntos a Reginaldo Foster, entrámos no Estado do Vaticano, e com ele desbravámos o interior da Santa Sé.
Depois de termos passado pelo famoso Banco do Vaticano, Farmácia, mercado e pelo edifício da famosa Biblioteca, onde segundo o latinista está registada a História do Mundo, subimos à terceira lógia, lugar onde um guarda suíço nos recebe, bate a continência, e Reginaldo de olhar manso informa estarmos na Secretaria de Estado do Vaticano.
«Ali à esquerda é a porta dos aposentos do Santo Padre….». A porta estava fechada.

Ana Paula Lemos


voltar ao topo da página