Faz hoje dois anos que nascemos para a ordem juridica portuguesa, isto é, faz hoje dois anos que a Europa Viva se constituiu uma Associação com uma missão estatutária muito clara: promover, difundir, divulgar e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade social.
Há dois anos, pois, que trabalhamos dia e noite por este magno objectivo: contribuir para a valorização da cultura como factor de coesão social, como elemento estruturante do crescimento do individuo, e também como instrumento fundamental de solidariedade social.
Sem nenhum apoio comunitário, nem estatal, nem empresarial, já pusémos de pé três projectos:
- um, o projecto Casa da Memória que procura reflectir nas matrizes culturais europeias;
- outro, o projecto Europa em Movimento que sintetiza o contributo da Europa Viva para a promoção dos valores da diversidade cultural, não apenas na sua condição de membro da Unesco para o projecto da Alliance Globalle, mas como projecto verdadeiramente empenhado em trabalhar a promoção do valor da diversidade cultural como parte integrante da cultura universal europeia;
- e ainda o projecto Europa Social que integra dois programas: o programa Europa Sénior, destinado ao apoio da população sénior na freguesia da Penha de França, e o programa Europa Cultural destinado à formação artistica social, sobretudo dos melhores alunos das escolas mais carencidas de Lisboa, oferendo-lhes bolsas para frequentarem ciclos de musica na Fundação Gulbenkian, bem como bolsas para os melhores alunos da Licenciatura de Estudos Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em alguns dos projectos que estamos a empreender na área da formação como o Curso Europa e Religiões, o curso de fotogragia e video.
Estamos a prepararmo-nos para trabalharmos outro tanto neste terceiro ano de actividade. Queremos por isso agradeçer a todos os associados e amigos que conosco têm empreendido animadamente esta tarefa; sem voçês este projecto jamais estaria no terreno.
Comemorámos oficialmente as celebrações do 2 aniversário em Maio último com o magnifico e inesquecível concerto para piano que Oliver tocou no Palácio Nacional de Queluz.
Mas ainda assim não quisémos deixar passar a data de 15 de Julho de 2007. Foi discreta mas muito animadamente que organizámos mais um encontro eco-memória nos parques de Sintra e por lá fomos deixando rasto com uma actividade Caça ao Tesouro Europa Viva, seguida de um picnique maravilhoso.