sexta-feira, maio 16, 2008

Se a Europa Acordar...


Ficou por editar a terceira parte da selecção que a Europa Viva fez à entrevista de António Guerreiro a Peter Sloterdijk publicada no livro que a Relógio D'Água agora editou com o título Se a Europa Acordar justamente deste grande filófoso europeu que é de Peter Sloterdijk.


III Parte


A.G (António Guerreiro) - Temos assim uma Europa sem europeus...


P:S (Peter Sloterdijk) - Para os nazis, havia um «povo sem espaço». Hoje, temos povo sem espaço. O leste da Alemanhã continua a despovoar-se, algumas regiões que antes tinham seis ou sete municípios já não têm nenhum. A Rússia perderá, até 2050, cem milhões de habitantes. Estamos demográficamente em queda livre e, nesta situação, não podemos imaginar como é que a Europa pode falar de um novo papel no teatro mundial.


A.G. A melancologia de que falava há pouco faz ledmbrar a «decadência» do final do século XIX, ou o «declínio do Ocidente», de Spengler?


P.S. Para Spengler, as grandes civilizações representariam organismos comparáveis a plantas superiores. E, no seu ciclo de vida, a nossa teria chegado ao ponto onde se dá a curva descendente. Não é disto que se trata no meu discurso e hesito em utilizar o conceito de decadência. Prefiro falar de uma redução do peso demográfico da civilização europeia. São os Estados Unidos que ganharão ao nível demográfico.
voltar ao topo da página