terça-feira, março 18, 2008

De Roma...

Do Vaticano para vós, associados da Europa Viva e leitores do blog.
Museus, Capela Sistina, Praça de S.Pedro, Catedral de Roma, Igreja de S.João Latrão, Igreja de Santa Maria Maior, o nosso dia, composto por este património histórico, artistico e religioso, foi como imaginam expectante, deslumbrante, cansativo, mas profundamente reconfortante.
Roma como sabem aqueles que a conhecem é uma cidade indizível porque contrastante, às vezes suja, outras de um requinte excentrico, cidade que nos esmaga a alma e reconduz à essência do que somos, Roma dizia mais do que uma cidade é um território onde a nossa ontologia cultural triunfa incessantemente e nos reaviva a memória da nossa identidade genética.
Roma é tudo isto e tudo o que eu nunca saberei dizer.
Vivem, convivem, comungam, as nossas maiores referências arquitectónicas e pictóricas, nomes que por si só nos absorviam dias e dias...Miguel Ângelo, Della Porta, Bernini, Borromini, Carlo Fontana, Bramante
Hoje, especialmente, estamos bolímicos de cultura e arte.

Ontem, Armindo Vaz, professor da Universidade Católica fez-nos uma conferência sobre o tema que nos trouxe aqui:
A Influência da Bíblia na Cultura Europeia
Para nós ficou claro um ponto: não é possível falar de cultura europeia sem ouvir o que os exegetas bíblicos têm para nos dizer sobre as matrizes culturais europeias, e sobretudo, acerca do modo do diálogo entre fé e cultura.

Amanhã vamos para Assis. De Montecassino falaremos quando chegarmos a Lisboa.

Roma prepara-se intensamente para a semana santa. Os confessiários estão cheios de gente, os padres vagueiam pelas ruas, e freiras de todo o mundo vieram até ao Vaticano para sentir a sua fé pulsar nas suas almas.

Abraçamos todos os nossos associados, saudamos os nossos amigos e saibam que pensámos em vós quando olhámos as pinturas de Miguel Ângelo na Capela Sistina.
Tanta ousadia deste pintor, quão provocador, (...)
Ah....temos comido pelas pastas e bons risotos.
voltar ao topo da página