sexta-feira, março 21, 2008

ainda de Roma...

Sexta-feira santa e Roma ainda activa apesar da chuva. No Vaticano desde ontem que nao se trabalha. Na cidade de Roma pelo contario sente-se o pulsar do povo romano.
A Europa Viva, Associaçao Europeia para a Criatividade, cmpre o seu primeiro programa cultural dedicado as matrizes culturais europeias.
Aqui em Roma, Armindo Vaz, onferenciou acerca da Influencia da Biblia na Cultura Europeia, tema importantissimo para compreendermos uma parte fundamental da historia de Roma. Visitamos apenas 4 das 600 igrejas que inundam a cidade com o mais vasto patrimonio pictorico religioso cristao. Foi muito importante revisitar a Biblia como livro dos livros, como instrumento cultural, como edificio civilizacional.
Tivemos o privilegio de termos o arquitecto Angelo Silveira como nosso guia. Assim, pudemos conhecer uma Roma alternaativa ao programa turistico consumido pelos visitantes estrangeiros da cidade.
Quantas ruelas ainda ficaram por visitar...??? E muitos museus, e muitos cantos e recantos da cidade, onde cada esquina é uma obra de um tempo com historia.
é fundamental visitar Roma com uma previa preparaçao cultural. Perdemos menos da cidade do seu patrimonio, ganhamos tempo e poupamos muito dinheiro.
Outro aspecto importante para que a visita resulte: dividir a cidade por zonas, por interesses...fazendo uma boa programaçao logistica.
Assim, conseguirao aproveitar muito mais!!! E em Roma é importante uma boa gestao do tempo, o sucesso da visita depende muito do tempo e da racionalizada na gestao do tempo.
Continuaremos a conversar sobre Roma...
voltar ao topo da página