segunda-feira, abril 30, 2007

Visita ao templo da Igreja Ortodoxa

A comunidade ortodoxa em Sta Apolónia reune-se numa Igreja cedida pelo patriarcado de Lisboa. É uma Igreja pequena, escura, mas cheia de vitalidade espiritual. O culto ortodoxo é extenso (para os católicos é mesmo muito extenso) leva aproximadamente duas horas...É verdade que os cânticos, os ritos, e as leituras tornam a celebração mais dinâmica e participativa, mas mesmo assim, a celebração é bem mais longa, sobretudo relativamente à economia liturgica católica, a que nos habituámos. Por isso, muitos associados e amigos da Europa Viva saíram mais cedo do templo, o que nos possibilitou reunir os viajantes do transmongoliano e comboio de Ana karenina à sombra de uma árvore e ali conversarmos sobre os nossos projectos e missão estatutária.
A Europa Viva foi recebida com um acolhimento excepcional pela comunidade ortodoxa. Tomámos chá com os membros da comunidade e partilhámos do seu lache, como calculam cheio de iguarias russas, como é tradicional acontecer depois da celebração do culto.
Depois reunimos com o Padre Arsénio na Igreja e conversámos sobre alguns pontos da espiritualidade ortodoxa e sobre a importancia de Sergey Passat ( o antigo centro da ortodoxia russa e actual Academia Teológica de Moscovo).
A nossa ida à Igreja apesar de ter sido uma actividade diferente, relativamente aos programas habituais, foi um momento fantástico de encontro cultural e inter religioso.
Obrigada ao Padre Arsénio por nos ter deixado viver este momento.
voltar ao topo da página