A propósito da exposição Os Gregos. Tesouros do Museu Benaki, Atenas, a Fundação Gulbenkian (Museus) organizou um ciclo de conferencias intitulado Em Volta do Milagre Grego, coordenadado pela senhora professora Maria Helena da Rocha Pereira, seguramente um dos maiores classissistas vivos.
O anfiteatro da Gulbenkian apresentou-me pequenissimo o que provavelmente surpreendeu os próprios organizadores do ciclo...mas, como seria possivel pensar que Maria Helena da Rocha Pereira não traria por si só um imenso grupo de pessoas, seus alunos, alguns há mais de 20 anos, tão só para a ouvir de novo, reactualizando na emoção de cada um o seu pensamento tão longo e profundo sobre a cultura grega e o papel dos gregos na cultura europeia?
Gostávamos de ser capazes de sintetizar a conferencia da professora mas tal como ninguém se atreveu a perguntar-lhe nada, senão uma aluna sua o óbvio mas apenas para lhe dizer do prazer imenso dos ouvintes europeus acerca do pensamento, também nós, não nos atrevemos a sumariar o conteúdo da sua conferencia.
Apenas deixamos aqui três notas:
- Plutarco foi o grande educador europeu;
- O legado da Grécia no património europeu contemporâneo é todo património filosófico europeu;
- Não devemos ter medo de falar do ocidente como uma construção essencialmente grega.
No dia 26 de Novembro , às 18:00, entrada livre, José Pedro Serra, sócio fundador da Europa Viva, dirá sobre A filosofia fala grego