sexta-feira, abril 16, 2010

Viagem à Rússia - Comunidade de Leitores do Português no Mundo

Em Maio próximo, na Rússia, de 11 a 19, a Europa Viva coloca no terreno mais um projecto: trata-se da primeira Comunidade de Leitores do Português no Mundo.
O que é a Comunidade de Leitores do Português no Mundo?
É, uma vez mais, a expressão possível do contributo de uma organização cultural europeia radicada em Portugal, a Europa Viva, na promoção, difusão e reflexão da cultura europeia no mundo, desta feita, porém, através da língua portuguesa.
A ideia é simples: todos os anos, a Europa Viva convida um escritor português a ir ao encontro de uma comunidade organizada de falantes do português espalhada pelo mundo para contactar, através da sua obra, os amantes da língua, quer sejam portugueses radicados no estrangeiro, quer sejam estudantes, alunos, investigadores tradutores estrangeiros, amantes do português, num país estrangeiro.
Como todos os projectos internacionais, também este começa na Rússia, justamente, porque a Europa Viva partilha a ideia de uma Europa geográfica do Atlântico aos Urais.
Convidámos Gonçalo M. Tavares para inaugurar a primeira Comunidade de Leitores do Português no Mundo.
O escritor e a sua obra poderão assim contactar directamente com uma comunidade russa de leitores do português, como estudantes, professores das Universidades de Moscovo e S.Peterburgo, tradutores e investigadores da língua portuguesa naquele país.
Estamos certos que será uma experiência importantissima no contexto de missão da Europa Viva.
Um grupo de associados e amigos da Europa Viva parte, assim, no próximo dia 11 rumo a Moscovo onde realizaremos a 13 de Maio o primeiro encontro desta Comunidade de Leitores do Português no Mundo, com os cidadãos russos amantes do português, na presença de sua Exa. o senhor Embaixador de Portugal na Rússia e dos representantes diplomáticos de todos os países de língua oficial portuguesa.
A Direcção da Europa Viva agradece ao leitor do Instituto Camões na Rússia, dr. João Mendonça, todo o apoio logistico que nos deu de modo a tornar possível o encontro de Gonçalo M.Tavares com o povo russo amante da língua portuguesa.
voltar ao topo da página