domingo, outubro 03, 2010

A Europa Viva em Berlim...com Walter Benjamin


A Coluna da Vitória

«Destacava-se na grande praça como as datas a vermelho nos calendários de bloco. Deveria ter sido arrancada com o último dia de Sedan. *Quando eu era pequeno ninguém imagina um ano sem o dia de Sedan. Depois da Batalha de Sedan, tudo o que restou foram paradas. Assim, quando, em mil novecentos e dois, Ohm Kruger desfilou de carro pela Tauentzienstrasse, eu estava com a minha governanta na fila de espectadores, para admirar um senhor que, de chapéu alto na cabeça, se recostava no banco e tinha "conduzido uma guerra". Era o que se dizia. A mim a coisa pareceu-me grandiosa, mas pouco limpa; como se o homem tivesse "conduzido" um rinoceronte ou um dromedário e ganho com isso a sua fama. Aliás, que coisa poderia ter acontecido depois de Sedan? Com a derrota dos franceses, parecia que a história universal tinha descido ao seu glorioso túmulo, sobre o qual esta coluna era agora a estrela (...).

Tinham-me explicado de onde vinham os adornos da Coluna da Vitória. Mas eu não tinha entendido bem o que acontecera com aqueles canos de canhão: se os franceses tinham ido para a guerracom canhões de ouro, ou se o ouro que lhes tinhamos roubado nos tinha servido para fundirmos esses canhões. A base da coluna era envolvida por um deambulatório que permitia dar a volta completa. Eu nunca entrei nesse espaço, cheio de uma luz mortiça, reflectida pelo dourado dos frescos. Tinha medo de encontrar aí quadros que em lembrassem as imagens que um dia encontrei num livro com que daparei no salão da velha tia. Era uma edição de luxo do Inferno de Dante (...).

Por isso, esse deambulatório era o inferno, a antitise do circulo da graça que envolvia a resplandecente Vitória lá no alto. Em certos dias havia pessoas lá em cima, (...).

As pessoas lá em cima, naquela luz, eram criaturas de uma arbitrariedade feliz como essa, envoltas num eterno domingo. Ou seria um eterno dia de Sedan?»


* No dia de Sedan (2 de Setembro) comemora-se a vitória sobre as tropas de Napoleão III em 1870 na Batalha de Sedan que pôr fim às guerras franco-prussinas. A Coluna da Vitória foi inaugurada em Berlim em 2 de Setembro de 1873.
voltar ao topo da página