sexta-feira, novembro 06, 2009

Mais uma Tese de Mestrado em Estudos Europeus


Catarina Rogado ofereceu à Europa Viva um exemplar da sua Tese de Mestrado designada Consciência Comunitária e Dimensão Europeia na Educação - A aprendizagem da UE por alunos do 1º Ciclo.
Esta tese é um bom exemplo de como as novas gerações de especialistas em Estudos Europeus «leêm» a construção do projecto europeu e quais são as suas propostas para aproximar cidadãos, agentes de construção e politicas.
Como prova a tese de Catarina Rogado, a Europa e o projecto da União Europeia não são, actualmente, temas próximos dos alunos do 1 Ciclo. Porém, quando trabalhados em conjunto e envolvendo pais, professores, e organismos especialistas externos, tornam-se mesmo temas fortemente apreciados pelos mais novos dos alunos do ensino escolar obrigatório. Prova disso são os resultados de um projecto desenvolvido no ano lectivo de 2007/2008, pela autora da tese, que aproximou os temas da UE dos alunos do 1º Ciclo do Bombarral. Não é pois verdade que os temas relacionados com as «coisas» europeias sejam dissonantes da percepção dos mais novos relativamente à sua identidade cultural, como provou o sucesso deste projecto. O GAP que preocupa os líderes europeus relativamente à percepção e interpretação da construção do projecto europeu por parte dos cidadãos é pois um problema geracional.
A geração ERASMUS aceitará empenhadamente construir a cidadania europeia e saberá interpretá-la à luz de um contexto cultural e civilizacional.
Catarina Rogado é uma apaixonada pelo estudos das questões europeias. Aliás, ouvi-la na defesa da sua tese foi um momento inspirador para a concretização da agenda cultural de missão da Europa Viva, nomeadamente, para a construção do módulo Instituições do Seminário Saber Europa que contou desde o primeiro dia com o seu trabalho empenhado, dedicado e muito responsável.
Obrigado Catarina Rogado pela cumplicidade no ideal que anima o nosso projecto de missão.
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