domingo, janeiro 25, 2009

Transsiberiano Plus


Importa esclarecer sobre alguns pontos acerca do programa Rotas da Memória, Os Totalitarismos do Século XX que constitui um tema que a Europa Viva estuda, reflecte e trabalha no âmbito do projecto Europa em Movimento e que utiliza, na sua concretização, as linhas transsiberiana e transmongoliana.

O que a Europa Viva faz é o seguinte:


Uma viagem que atravessa a Rússia, Mongólia e China (de Moscovo a Pequim)em três comboios:


russo (transsiberiano): de Moscovo a Irkustk;

mongol (Transmongoliano): de Irkustk a Ulaan Baator;

chinês (Transmongoliano) de Ulaan Baator a Pequim.


Qualquer um destes comboios é um comboio regular de pessoas e mercadorias. E só podia ser assim; a Europa Viva concretiza uma viagem assente em pressupostos culturais cujo objectivo primordial é justamente a inter acção com as pessoas que compõem as comunidades que visitamos.

Por outro lado, nas cidades que visitamos (Irkustk, Ulaan Baator e Pequim) saímos do comboio, dormimos em Hoteis de 5*, e só regressamos ao comboio para continuar a viagem.


A partir de agora também nós chamaremos Transsiberiano a esta viagem. Mas Transsiberiano Plus porque para além de atravessarmos a Rússia (de Moscovo à Sibéria Ocidental), aqui sim na linha transsiberiana, percorremos a linha mongol e chinesa até Pequim, históricamente designada transmongoliana.


Veja a nossa viagem em http://www.europaviva.eu/




voltar ao topo da página