sábado, janeiro 31, 2009

A partir da Comunidade de Pensadores…

Brevíssimo apontamento

Demos o mote para o primeiro tema em debate da Comunidade de Pensadores, a Globalização, com a trilogia de filmes Koyaanisqatsi, Powaqqatsi e Naqoyqatsi.
O grupo “produziu pensamento”, citando a Presidente da Europa Viva. Com base no suporte visual, podemos ver e ouvir o Mundo. E reflectir.
Reflectir sobre o mundo em mudança, sobre os desequilíbrios entre o hemisfério norte e o hemisfério sul, sobre a evolução do Homem enquanto transformador da natureza e de si próprio, sobressaindo a comunicação e suas dificuldades, inerentes à diversidade cultural, linguística, enfim simbólica.
Desde a revolução industrial e à descoberta das múltiplas tecnologias, questionámos a relação do Homem com o Mundo, procurando situar o lugar do autêntico, das suas tradições e ancestralidade, com a imposição do inevitável, com a violência do impacto do choque tecnológico.
Da separação entre cultura e natureza, do Homem real, em que o contacto é necessário para não se perder o sentido da realidade, ao Homem virtual, ideia de que o ser se basta a si próprio, ao mesmo tempo que está próximo de 4 mil milhões de pessoas. Que papel para as vivências, para as emoções humanas?
Impõe-se hoje a Sociedade do Conhecimento. E aqui Conhecimento enquanto antídoto do mal-estar civilizacional, reestruturador das dimensões tempo e espaço, e construção de sentido com memória biológica, histórica e patrimonial.

Os pormenores desta viva discussão… só mesmo participando, entrando em contacto real.


©Ana Tereso (Coordenadora da Comunidade de Pensadores)


voltar ao topo da página