O comboio entra na cidade pelas cinco da manhã. Ulaan Baator é um «bairro de lata» disperso num dos vales mais bonitos do Planeta. Neste vale rodeado de montanhas por todos os lados, cresce um território urbano «articulado» de um modo anárquico, ainda que o decurso dos anos vá mostrando uma cidade que procura apetrechar-se, ainda das mais elementares infra-estruturas de saneamento básico, habitação, «urbanidade».
Vivem em Ulaan Baator mais de metade de toda a população da Mongólia, aproximadamente cinco milhões de habitantes, para um território que deve ocupar uma superficie equivalente à França e Alemanha.
A Mongólia é dos poucos países do mundo com espaços absolutamente virgens de uma beleza indizivel. Sucedem-se centenas de quilómetros de estepes enquadradas por cadeias montanhosas de vegetação rasteira por onde vagueiam cavalos selvagens e cabras a par com uma vegetação riquissima.
A Mongólia é um parque natural aberto ao mundo. Só Ulaan Baator viola o código ecológico do deste imenso parque.
Quando o comboio reduz a velocidade e os nossos olhos, ainda ensonados, captam as primeiras luzes da cidade, como que suspensas num céu estrelado, lá estão as toneladas de nuvens brancas de poluição emitidas pelas fábricas de desenvolvimento, como que a dar as boas vindas ao viajantes do Transmongoliano.
E para nós que viajamos há seis dias por entre a floresta boreal, este cartão de visita exuberantemente trágico, obriga-nos a regressar a dinâmicas internas que haviamos esqueçido ao kilómetro zero doTranssiberiano - nesse tempo estávamos em Moscovo e Ulaan Baator ainda era longe: a seis mil kilómetros de tão longe.
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