sexta-feira, dezembro 12, 2008

Terminou o módulo Cristianismo do II Curso Europa Viva

Uma vez mais ouvimos Dimas de Almeida numa conferencia inesquecível.
Homem de uma sabedoria imensa, pastor da Igreja Presbiteriana, sem Paróquia, professor universitário, Dimas de Almeida talvez seja um dos homens vivos que mais sabe de protestantismo e mesmo de cristianismo.
Ouvi-lo é de facto um previlégio. Não só um previlégio cultural e teológico mas, talvez, e sobretudo, um previlégio humano.
Amante das «coisas» da Europa Viva, força sempre presente no meu espírito, Dimas de Almeida nunca se cansa de repetir palavras que dizem isto:
Não temos que ter vergonha do legado (europeu) que fomos deixando à História. Nós europeus somos o berço da modernidade. Tenho pena que a Igreja nem sempre tenha apanhado este comboio...
E diz ainda: todos os dias me surpreendo a mim mesmo - acordo um homem crente. Este crer, acrescenta Dimas de Almeida, teólogo, historiador, humanista, é, de facto, o brilho da minha vida.
voltar ao topo da página