sexta-feira, dezembro 12, 2008

O Mundo Pós-Americano

Houve três alterações tectónicas nos últimos quinhentos anos, três mudanças fundamentais na distribuição do poder que modificaram profundamente a vida internacional - a política, a economia e a cultura. A primeira foi a ascensão do mundo ocidental num processo que começou no século XV e se acelerou dramaticamente no final do século XVIII. Produziu a modernidade tal como a conhecemos hoje: a ciência a tecnologia, o comércio e o capitalismo, as revoluções agricola e industrial. Produziu também o dominio prolongado das nações ocidentais.
A segunda mudança, que teve lugar nos finais do século XIX, foi a ascensão dos Estados Unidos. Pouco depois de se terem industrizado os Estados Unidos tornaram-se a nação mais poderosa desde Roma Imperial, assim como a única nação mais forte que qualquer combinação provavel de outras (...).
Estamos actualmente a atravessar a terceira grande mudança de poderes da era moderna.Poderia chamar-se a ascensão dos demais. Nas últimas décadas, os paises de todo o mundo têm tido taxas crescimento económico outrora impensáveis (...).
Olhemos à nossa volta. O edifício mais alto do mundo é no Taipei e vai ser proximamente ultrapassado por outro no Dubai. O homem mais rico do mundo é mexicano e a maior empresa cotada em bolsa é chinesa. Os maiores aviões do mundo são construídos na Rússia e na Ucrânia, a maior refinaria está a se construída na Índia e as maiores fábricas situam-se na China. Londres está a transformar-se no maior centro financeiro do mundo e é nos Emirados Árabes Unidos que está o fundo de insvestimento mais rico dso mundo. O que foram ícones especificamente americanos estão agora na mão de outros países....
In O Mundo Pós-Americano
Fareed Zakaria
voltar ao topo da página