quarta-feira, dezembro 31, 2008

Tenacidade

A Esperança preside ao enunciado de todo o princípio. Sem esperança não há principio. Este ano de 2009 está, obviamente, envolvo na Esperança até pela natureza ontológica da incerteza, categoria que em 2009 afectará radicalmente o pensamento na economia, na sociedade, na politica.
Há uma década que acreditamos viver na sociedade do conhecimento. O ano de 2008 mostrou-nos que à sociedade do conhecimento sucederá a sociedade da incerteza. E a ideia é simples: o conhecimento não é produto da soma de soluções. O conhecimento não se opera por camadas, onde uma sucede à outra, até ao vértice da pirâmide «luz». Uma solução pode consubstânciar em si novos problemas e, como mostrou o ano de 2008, nem todos os problemas novos dispõem de soluções.
A tenacidade poderá ser, assim, a «virtude» que melhor responde à sociedade da «incerteza».
Na Europa Viva faremos da tenacidade o «ópio» da incerteza que seguramente nos afectará e, estou certa, provocará algumas turbulências na nossa agenda programática.
A seu tempo, fomos traçando um plano alternativo, áquele que elaborámos, segundo os compêndios da sociedade do conhecimento.
Mas, como ficou claro, o longo prazo cedeu lugar ao curto e médio prazo; as rigidas regras do planeamento à volatilidade da contigência; as soluções amadurecidas segundo as narrativas do nosso tempo às soluções rápidas, eficazes, profundamente permeáveis.
Assim, neste contexto quase «primitivo» da cronologia epistemológica, resta-nos a tenacidade, mãe de todos os projectos, filha de todos os empreendimentos.
Acreditem os nossos associados e leitores que estamos suficientemente munidos com as armas da tenacidade.
A todos os associados, leitores e amigos, a Europa Viva deseja um ano de 2009 muito feliz.

voltar ao topo da página