segunda-feira, dezembro 29, 2008

Juan Muñoz – Uma retrospectiva na Fundação de Serralves, Porto


















My characters sometimes behave as a mirror that cannot reflect. They are there to tell you something about your looking, but they cannot, because they don't let you see yourself.”
Juan Muñoz em entrevista a Paul Schimmel, Chicago University Press, 18 Set 2000.

As “personagens” de Juan Muñoz não deixam ninguém indiferente. Fascinam e desconcertam. Provocam o riso, a estranheza, a curiosidade. Os sentidos são defraudados: na verdade o nosso olhar não se consegue nunca cruzar com o delas… E afinal de que se riem? Sobre o que conversam? O que escutam atrás das paredes?


Como explico a sensação de conforto que os ambientes rasgados a branco em telas negras me suscitam? Há algo de acolhedor na organização dos interiores, nas portas abertas, nos sofás confortáveis. Ou será que a ilusão vem do contraste com a luz branca e neutra das paredes, com o verde dos jardins que entre pelas grandes janelas?
A surpresa incomoda nos corrimões polidos de madeira quente que pedem uma festa e escondem navalhas de gume aberto. Porquê a ponta e mola, ali?
Como no dia a dia, há espelhos que nos convidam a espreitar. Mas quem vêem as figuras de resina do outro lado? Há mesmo um mar lá ao fundo?
Esta é uma exposição fantástica que recomendo a todos. Para olhar e tentar ver. Para lá da encenação e dos “actores”.



©Texto: Maria Alexandra Campos


©Fotos: José Luís Alves
voltar ao topo da página