Caros associados da Europa Viva:
Estamos de partida... Conosco, somos 27 pessoas (2 membros da Direcção da Europa Viva e um membro fundador da Associação) parte a missão estatutária da Europa Viva: promover, difundir, e reflectir a cultura europeia, os valores da cidadania e da solidariedade.
Pensar a Europa é antes de mais enquadrá-la no seu contexto histórico e geopolitico. Quando pensei e projectei esta rota, o transmongoliano, e chamei à nossa opção cultural, a Rota da Memória, e escolhi os totalitarismos do século XX, como objecto central do nosso estudo, foi afinal a resposta ao desafio que o Instituto dos Itinerários Europeus, através do Conselho da Europa, pediu a todas as organizações culturais europeias: que promovessemos projectos que (re)actualizassem a memória dos totalitarismos.
A resposta da Europa Viva enquanto organização cultural foi a construção da Rota da Memória e com ela o contributo possivel para a reflexão deste tema entre nós membros fundadores e associados da Europa Viva e amigos que conosco partilham esta missão de fazer da cultura um meio que nos tornará senão pessoas melhores pelo menos pessoas mais felizes.