Nos próximos seis meses sempre que se falar em projecto europeu, ou União Europeia ou cultura europeia, o mundo terá como pano de fundo uma imagem, sempre lida, vista, ou ouvida~em português:
- Durão Barroso é o Presidente da Comissão Europeia;
- José Sócrates é o Presidente da União Europeia.
São pois dois portugueses que darão voz e rosto ao projecto europeu...e que farão dele, seguramente, um projecto melhor.
Nós, Europa Viva, somos uma Associação cultural europeia que não poderia deixar passar em branco este momento histórico europeu em que os seus dois maiores protagonistas institucionais são portugueses.
Quando nós, Europa Viva, nascemos, fizemo-lo em nome dos valores intrinsecos do projecto europeu: paz, democracia, e coesão social, a mais valia europeia ao legado civilizacional da humanidade.
Mas fizemo-lo também como um contributo da cultura a este esforço de coesão. Sim, a cultura, é um instrumento de coesão social fundamental. Nós acreditamos que assim é. Por outro lado, nascemos ainda, para falarmos da cultura como elemento decisivo de construção da cidadania europeia.
Nós, cidadãos europeus temos que conhecer profundamente as razões pelas quais o projecto europeu nasceu e quais as razões porque deve continuar. Nós, cidadãos europeus, temos que conhecer as nossas matrizes culturais, a história do pensamento europeu, a sua filosofia, a história, a música, a literatura, e temos que preservar o nosso imenso, riquissimo, património imaterial e material.
Não tenhamos ilusões: sem conhecermos as razões do projecto não seremos capazes de o ajudar a construir.
Para tão valioso projecto é pouco continuarmos a falar apenas de politicas socias, politicas agricolas, tratado, politicas sectoriais, comissários,(...).
Não seria melhor, alargar paulatinamente o léxico do nosso pensamento para melhor verbalizarmos o projecto europeu?