terça-feira, julho 03, 2007

Europeus...segundo estudo de Jorge Vala - Contextos, Atitudes Sociais na Europa


«Foi a relativa homogeneidade do sistema de valores entre os europeus» que mais surpreendeu Jorge Vala, investigador, e um dos organizadores de um estudo em mais de 22 paises europeus e onde foram entrevistadas para cima de 40 mil pessoas, cujo resultado foi publicado em Contextos e Atitudes Sociais na Europa.
«A nível de estrutura e organização do sistema de valores, existe na Europa um padrão comum, que se organiza em torno de duas dimensões. Uma delas opõe os valores do universalismo e da benevolência aos valores da autopromoção, por exemplo, os valores do sucesso e do poder. A outra dimensão opõe os valores de abertura à mudança aos valores de conservação da ordem social», declarou Jorge Vala numa entrevista à revista Noticias Magazine de 1 de Julho de 2007.
Mas a surpresa de Jorge Vala vai mais longe...segundo o investigador, os europeus, organizam e agrupam os valores socias em quatro categorias fundamentais:
«Na primeira incluem-se os valores universalistas, relacionados coma preocupação com os outros, com a benevolência, o bem estar social dos mais desfavorecidos. Em oposição a este conjunto temos os valores da autopromoção pessoal, associados ao poder, à dominância, e à hierarquia social. Depois temos o grupo de valores associados à conservação (a tradição, o conformismo, a segurança) e em oposição, a estes, os valores de abertura à mudança (a estimulação, o interesse pela novidade, o prazer, a gratificação, a independencia, a criatividade, a exploração, a descoberta...».
E por fim, acrescenta Jorge Vala ainda na estrevista ao Noticias Magazine, «nós, europeus, damos importancia aos mesmos valores, ou seja, em todos os paises europeus, dá-se mais importância aos valores do universalismo do que as valores da autopromoção, mas ao mesmo tempo damos também muito importancia aos valores da conservação do que aos valores da abertura à mudança...».

Temos que continuar a ler Contextos e Atitudes Sociais na Europa...
voltar ao topo da página