terça-feira, junho 26, 2007

Viagens Sentimentais - Tiago Salazar



O Tiago Salazar é um dos melhores amigos da Europa Viva: antes de mais, identifica-se com a nossa missão, e aprecia muitissimo o nosso trabalho. O Tiago é um daqueles amigos que aparece sempre para nos ouvir, dar opinião, e levantar o ânimo...e sempre de mansinho, quase em silêncio, a sua presença vai enriquecdendo o nosso trabalho, ora dá uma ideia, ora critica outra, e assim, já lá vão dois anos e meio, tem contribuido também ele para o nosso crescimento e para a divulgação da Europa Viva no tecido social português.
O Tiago está sempre a falar da Europa Viva. Quantas vezes, não tenho que deixar as tarefas que me ocupam naquele momento para correr rumo à Gulbenkian, onde o Tiago está com alguém, que segundo ele, «tem que conhecer a Europa Viva»...
Mas desta vez é a Europa Viva que vai falar do Tiago Salazar.
O Tiago, não fosse a vida escrever-se muitas vezes de cabeça para o ar, seria seguramente, um dos grandes escritores de narrativa poética da sua geração. Mas a vida é assim: leva-nos aos cofins do mundo para nos obrigar a escrever com os pés na Terra.
O Tiago é um homem que pensa com a memória das palavras. Ele escreve tudo, ele assenta tudo, ele está sempre rodeado de dezenas de papeis, ele escrevinha, soletra, enumera, enfim...o Tiago lê-se nas palavras que não escreve e escreve sobre tudo o que não lê.
O Tiago está de parabens. Nós, Europa Viva, damos-lhe os parabens por este livro, onde publica, poeticamente, as suas viagens, e chama-lhes de «sentimentais».
Mas eu conheço bem a vida de um jornalista de viagens...e a vida de um jornalista de viagens é durissima. Achei por isso o titulo deste livro profundamente revelador do carácter do seu autor. O Tiago é um homem que responde à crueldade da vida com o movimento do «coração» é nesta metáfora simbólica que se refugia o autor das «Viagens Sentimentais»...
A Europa Viva fará tudo para lembrar que o livro do Tiago existe nas estantes das livrarias.
Já em Outubro será o primeiro conferencista do Ciclo «Viagens na Minha Terra».
voltar ao topo da página