quinta-feira, setembro 07, 2006
Crónicas de vida - II Comboio Ana karenina
Não poderia deixar de agradecer o bom trabalho realizado pela equipa da Europa Viva e transmitir-vos as minhas impressões sobre a viagem à Rússia.
A viagem à Rússia foi acidental, numa conversa com a minha amiga Dulce, numa manhã enfadonha de exames nacionais, lá para os lados do liceu Camões e quando o prazo das inscrições para a Rússia expirava, decidi que era de aproveitar. Devo admitir que foi uma decisão acertada! Embarquei com um grupo divertido e desejoso do saber e tal como os leitores de Anna Karenina mergulham nas acções de personagens desconhecidas, nos seus sentimentos mais recônditos, na dialéctica dos seus corações, penso que todos nós mergulhamos na Alma Russa (tão evocada e com tal fervor pela professora Teresa, aquando da nossa visita à casa de Tolstoi) presente nos locais que visitamos. Segundo Schopenhauer “ Nenhum homem viveu no passado, e nenhum viveu no futuro; apenas o presente constitui a essência de toda a vida.” Todos os factos históricos que aprendi estão para lá da minha memória, mas posso afirmar com segurança que as emoções que eu vivi, constituem uma realidade verdadeira que se sobrepõe ao mero conhecimento histórico. Na sua obra Tolstoi encoraja-nos a partilhar o sofrimento das suas personagens, não somos apenas meros observadores distantes, julgo que esta viagem não foi um acumular de mais uma , pelo contrário, fomos ouvintes atentos que questionaram os guias e até partilharam saberes.
Muito obrigada por se ter empenhado neste projecto, uma palavra de agradecimento à Lena e Marta (sempre muito atentas e pacientes, no que concerne as nossas prevaricações ), aos guias russos que exprimindo-se num português excelente nos deram a conhecer os momentos de glória da cultura russa e, finalmente, um muito obrigada especial à minha companheira de quarto (Prof. Teresa Ferreira) que com a sua boa disposição e paixão pela cultura e civilização russas me ajudou a ser menos ignorante!
No final da viagem os participantes mostraram interesse em se reunirem num jantar simpático onde pudéssemos , mais uma vez , partilhar alguns apontamentos pessoais, registados pelas objectivas de cada um. Adiantou-se uma possível data (meados de Setembro), 15 de Setembro? O que pensa desta ideia ? Aí poderíamos falar da viagem à Índia (infelizmente não recebi qualquer informação vossa a esse respeito). Se a Ana Paula concordar, faria esta proposta aos participantes.
Um abraço,
Helena Maria F. Joaquim