sábado, fevereiro 06, 2010

Índia das Religiões...

Faltam 7 dias para um grupo de 22 pessoas partirem rumo à Índia (das Religiões)
Trata-se de mais um projecto Europa Viva, concebido, organizado e realizado em torno dessa ideia que anima todos os outros programas de turismo cultural temático operacionalizados até então:
- contribuir para um diálogo inter cultural onde a presença do Outro (diferente) contribua de facto para a consciência europeia da Cultura - Mundo.
«...O novo ciclo de modernidade que está a refazer o mundo foi acompanhado pela constituição dum regime inédito de cultura...Os riscos teóricos que o empreendimento comporta não são razão para que permaneçamos à margem, uma vez que a época pós-moderna transformou o relevo, o sentido e a face social e económica da cultura. Esta já não pode ser considerada uma super estrutura de signos, como se não fosse mais do que a fragância e o adorno do mundo real. A cultura transformou-se em mundo, em cultura-mundo, a cultura mundo do tecnocapitalismo planetário, das insdustrias culturais, do consumismo total, dos media, das redes digitais...».
A Índia terá contribuido seguramente para esta nova visão de cultura-mundo enunciada e defendida por Gilles Lipovetsky no seu livro A Cultura- Mundo, Resposta a uma Sociedade Desorientada, editado pelas Edições 70.
As religiões são também o grande tema onde se joga o novo conceito de cultura e ainda o debate por excelência no diálogo intercultural.
Por estas e muitas outras razões, operacionalizámos no terreno uma ideia que corresponde a um projecto de itinerário cultural temático: a Índia das Religiões, uma viagem que nos leva a percorrer as zonas mais abrangentes da Índia - http://www.europaviva.eu/news/200905_India/
O próximo dia 13 de Fevereiro é, assim, um dia muito importante na vida da Europa Viva. Por um lado, conseguimos concretizar o projecto, o que implicou, como podem imaginar, uma extraordinária concentração de energias no sentido de dinamizar a viagem junto do grande público e, por outro lado, é o primeiro projecto do ano 2010.
Vencemos uma vez mais com trabalho, dedicação e concentração os inúmeros obstáculos que pareciam impedir de conseguir atingir os objectivos que nos propusemos.
voltar ao topo da página