sexta-feira, maio 14, 2010

A primeira comunidade de leitores de português no mundo...

Dia 13 de Maio foi um dia importante na vida da nossa Associação: realizou-se na Biblioteca de Literatura Estrangeira de Moscovo a primeira comunidade de português no mundo com Gonçalo M.Tavares.

Nao sei dizer-vos a emoção que todos sentimos quando, um a um, foram chegando à sala os alunos russos de português da Universidade de Moscovo... Vinham todos à procura das palavras, das palavras que um dia, nao sabem onde nem como, começaram a soar nas suas vidas como melodias expressivas de sentido.

Eram todos muito novos, na casa dos 18 a 20 anos, alunos de Joao Mendonça, leitor de português na Rússia, tambem ele um jovem amante da língua, que todos os dias lança palavras novas à inteligência daqueles jovens.

Na sala estava também o José Milhazes, o correspondente da RTP em Moscovo, uma jornalista da Visão que acompanha o nosso dia a dia, representantes da diplomacia da língua portuguesa na Rússia, e muitos curiosos da nossa cultura de Portugal.

Apesar de conhecermos o empenhamento do leitor do Instituto Camões para o sucesso desta comunidade, nenhum de nós esperava, de facto, a fantástica tertúlia que tambem o Gonçalo M. Tavares nos proporciou na terra de Tostoi.

O escritor português falou-nos na importância da linguagem para a formação de uma cidadania consciente e livre e convidou-nos a frequentar cursos de auto-ajuda para a linguagem: nao se deixem enganar pelas palavras, dizia GMT; depois foi lendo textos de algumas da suas obras, sobretudo do Senhor Valery e acabou convidando os presentes a escrever 10 ideias que a palavra Terra sugeria à imaginação.

Nao fosse o jantar na Casa dos Escritores aqui em Moscovo e a Tertúlia teria continuado pela noite dentro... os russos, segundo nos explicaram, quando se interessam pelos assuntos, parece que são capazes de grandes noitadas...

A noite dos viajantes da Europa Viva continuou com esse sabor a Terra que o José Milhazes, aqui na Russia, tão bem sabe proporcionar.

OBRIGADO A TODOS.



voltar ao topo da página