quinta-feira, março 04, 2010

Conferência Profº Guilherme Oliveira Martins - Encerramento módulo História da Europa

A Europa Viva congratula-se com o previlégio da presença de Guilherme Oliveira Martins na conferência de encerramento do módulo História da Europa do Seminário Saber Europa.
Durante uma hora e meia, os participantes do Seminário poderam percorrer os pontos simbólicos importantes da História da Europa, começando obviamente pelo velho Ulisses, e de como Lisboa o conheceu nesse tempo mítico, percorrendo ainda o itinerário de figuras como António, esse Santo casamenteiro mas, ainda assim, uma das figuras mais notáveis do pensamento europeu e, claro, de como Eduardo Lourenço, mesmo em Nante desafia os intelectuais portugueses, nomeadamente o nosso conferencista, a «ler» uma Europa da Cultura segundo a chave de uma geografia cultural plural que abraça o mar nostro, o Mediterrâneo, como a porta, indoeuropeia, de uma raiz sempre aberta ao Outro, ao Mundo.
Como pano de fundo, sempre Portugal e o imenso saber com que Guilherme Oliveira Martins nos leva a saborear um Portugal continental porque europeu mas Atlântico porque, de facto, o limite desde os celtas termina aqui, onde o mar acaba e a terra começa rumo a uma Europa do Atlântico aos Uruais, lá onde o monte diz no silêncio dos carris da ferróvia, que a Europa é plural, é tolerante, é solidária e procura ser justa.
Um previlégio, um grande previlégio, este, de termos podido partilhar a mundividência de um europeista convicto mas preocupado, lembrando, por isso, que a paz é uma conquista que todos nós, todos os dias, temos que perseguir, defender e lutar pela justeza da hierarquia dos seus designios.
Terminámos assim mais um módulo do Seminário Saber Europa. Em Abril começa o módulo das Instituições Europeias e o módulo das Influências do Judaísmo na Cultura Ocidental.
voltar ao topo da página