terça-feira, dezembro 29, 2009

Comunidade dos Pensadores / Tertúlia
















Há projectos que por várias razões surpreendem até os seus autores. A Comunidade dos Pensadores, um dos programas identitários da Europa Viva (http://www.europaviva.eu/news/200907_Pensadores/) é, de facto, um projecto surpresa, surpreendente e no contexto associativo, um dos projectos mais emblemáticos e sólidos do que fomos, somos e seremos, isto é, uma Associação que vive fundamentalmente da criatividade dos seus associados e onde o saber é a verdadeira moeda de troca.
A Europa Viva não produz conteúdos massificados. Não organizamos festivais, nem espectáculos de grande aparato, nem dedicamos as nossas energias às chamadas causas fracturantes.
Os conteúdos dos projectos e programas da Europa Viva têm, sempre, subjacente, a produção de saber e de conhecimento de modo a que um e outro constituam as armas através das quais possamos reflectir, interpretar e produzir real de acordo com uma cidadania mais responsável.
A nossa missão assenta na cultura como instrumento, nos valores da solidariedade como mensagem e na consciência cívica como programa.
É com esta síntese sempre viva e representada na programação dos nossos conteúdos que criámos a Comunidade dos Pensadores.
Tal como o nome indica somos um grupo de pessoas que gosta de pensar o mundo e a vida. Para isso, reunimos uma vez por mês e, com base numa agenda temática que anualmente definimos como a mais representativa dos instrumentos de saber que nos propomos adquirir, conversamos em torno de uma mesa, sobre os temas que, entretanto, foram ocupando as nossas leituras, reflexões, a nossa sensibilidade artistica, enfim, a nossa atenção ao mundo e às pessoas.
Temos várias idades, profissões díspares, interesses dissonantes, mundividências muito contraditórias, mas o que verdadeiramente resulta extraordinário é o facto de conseguirmos conversar sobre os assuntos com total abertura, humildade, numa atitude de aprendizagem constante, e de atenção ao Outro.
Também na cultura e no pensamento o Outro é a nossa prioridade máxima. A comunidade existe há dois anos. Entre nós há um sentir e um sentido que vivido torna-nos, senão pessoas melhores, pelo menos pessoas mais comprometidas com o saber, mais disponiveis para a cidadania, mais disponiveis para a reflexão.
Neste contexto aconteceu a nossa primeira Tertúlia. Um dos membros da Comunidade dos Pensadores, Alexandra Simões, mulher de consciência solidária actuante, desafiou a sua comunidade a procurar outras comunidades. E lá fomos desafiando quem nos quis acompanhar num jantar de Natal subordinado ao tema o Natal numa Europa Viva.
Costumo dizer que a Comunidade dos Pensadores é a hipoteca mais viva do nosso projecto.
Como fundadora da Europa Viva, responsável actual pelo seu destino programático, foi na Comunidade dos Pensadores que percebi que o sucesso de um projecto ou programa depende apenas dos seus construtores.


voltar ao topo da página