sexta-feira, junho 27, 2008

José Milhazes e a Europa Viva

Quando temos finalmente na nossa presença um homem como o José Milhazes parece que uma parte do segredo da aprendizagem (congeminado entre o sujeito ouvinte ou o leitor - actor) esfuma-se no colectivo da massificação dos média.
Se a Rússia é um tema geopolitico de fácil acesso a portugueses e brasileiros, deve-se a este homem que há mais de 20 anos, primeiro na TSF, depois no Público, agora na Lusa e na Antena1, persiste em desconstruir o secretismo da vida politica russa, dos seus protagonistas e mesmo da sua história, através de uma correspondência assidua, dedicada e inteligente.
Quando José Milhazes aceitou palestrar para a Europa Viva sobre um tema tão caro à nossa agenda associativa como é a Rússia no contexto da geopolitica mundial, a Direcção não pode esconder a sua imensa satisfação. Poder ouvir José Milhazes conversar com os associados da Europa Viva de um modo simples, acessível e despreocupado sobre temas tão candentes e sobretudo tão actuais, como a Rússia e o seu papel no mundo contemporâneo não é tarefa ordinária de uma agenda cultural.
José Milhazes vive na Russia há largos anos e conhece-a tão bem que nenhum tema deste país lhe é estranho. Por isso, as perguntas que todos tivemos que fazer (quem não quer conhecer melhor a Rússia de Putin) obtiveram respostas directas e sobretudo respostas conhecedoras de quem fala sobre um tema que vive.
É por isso com imensa gratidão que agradecemos a presença deste jornalista, historiador, e doutor.
Da nossa parte até breve, porque, obviamente que continuaremos a estar atentos ao tema mais importante da agenda politica europeia: o posicionamento da Europa no novo contexto económico mundial, isto é, a Europa em relação com o BRIC.
voltar ao topo da página