As cores do café, um programa da Rota das Culturas, está praticamente concluído e irá ser apresentado aos sócios, com roteiro definitivo, no prtóximo mês de Outubro.
Ao organizarmos mais um programa da Rota das Culturas damos continuidade ao projecto Europa em Movimento e à ideia temática subjacente ao projecto.
As Rotas da Cultura permitem-nos trabalhar os temas da universalidade e da multiculturalidade, através de «matérias primas» culturais amplamente vivenciadas pela humanidade como são o chá, o café e o cacau.
O programa As cores do café responde uma vez mais ao anseio do projecto Europa em Movimento , e em particular aos objectivos associativos da Europa Viva, em contribuir para a aproximação dos europeus entre si e de estes com os povos e culturas do resto do mundo.
O chá leva-nos à India. E o café ao Brasil.
No Brasil estamos a preparar um programa no Estado do Espirito Santo, nomeadamente em Lilhares, Vila Valéria e S.Mateus onde vamos percorrer a Mata Atlântica, conheceçer e viver em roças de café, interagir com os produtores e fabricantes locais de café. Vamos estar 6 a 7 dias neste périplo pela «genética do café» e pelas plantações de frutos tropicais, como o mamão e a papaia. Depois vamos descansar para Itaunas, para as parias imensas e desertas do Brasil. Dizem que o Estado do Espirito Santo oferece à humanidade as melhores praias do mundo. É isso mesmo que também vamos ver...