quinta-feira, junho 14, 2007

Estado do Mundo - Fundação Gulbenkian - 50 anos



Será muito dificil que se repita em Portugal nos próximos anos outro Forum Cultural como este que está a decorrer desde o principio do mês na Fundação Gulbenkian. Trata-se de uma monumental festa das artes contemporanêas que comemora os 50 anos da Fundação.
António Pinto Ribeiro chamou-lhe Estado do Mundo. Neste Estado do Mundo, as linguagens criativas levam-nos longe, muito longe, no diálogo inter cultural e civilizacional. Do cinema ao teatro, da música á filosofia, da dança à fotografia, tudo nos conduz ao Estado das narrativas do Mundo. E o mundo, tal como vê o programador António Pinto Ribeiro, é um lugar de inteligencias criativas onde o pensamento constrói agendas, projecta-nos ao sempre novo, e obriga-nos a uma profunda reflexão sobre a memória - a memória do Estado do Mundo.
«Este Estado do Mundo é concebido como um lugar de desafio ao futuro, um lugar de problematização da produção cultural, do que parece evidente sem o ser, (...), um lugar de eleição de temas e de problemas emergentes na actualidade, (...), um lugar de emergência do novo cultural a partir da discussão, em plataformas, de problemas culturais...».
Vale a pena visitar o Estado do Mundo.
www.estadodomundo.gulbenkian.pt
voltar ao topo da página